Protagonizada por Yolanda Viegas, Karina Barbosa, Rossana Miranda, Marisa Octávio, Sofia Lucas e Carina Sousa, a peça de teatro, que terá como convidado especial o actor Sílvio Nascimento, levará ao palco do Centro de Convenções de Belas, questões sobre a sexualidade humana, respeito feminino e educação sexual.
Inicialmente com duas sessões marcadas, sendo que a primeira terá início às 16h e depois às 20h, “Os Monólogos da Vagina”, que espelha uma abordagem de temas com alguma controvérsia, mas que devem ser falados e sem tabu. A masturbação, o orgasmo, a mutilação genital feminina, o amor, o sexo e a prostituição são algumas das questões presentes e apresentadas de uma forma simples, mas, sobretudo, muito divertida.
De autoria de Eve Ensler, “Os Monólogos da Vagina”, que conta com a realização da Buco’s Produções, com a encenação a cargo de Miguel Hurst e Adilson Vunge, e produção executiva de Sófia Buco.
Adaptada em diferentes países, a obra tornou-se um Best Seller, e em 1997 ganhou o “Obie Awards”, prémio dos críticos de teatro do Village Voice de Nova Iorque.
“Os Monólogos da Vagina” está inserido no movimento Vday, um movimento global que pretende com as suas iniciativas acabar com a violência contra as mulheres. Trata-se de uma visão de esperança em ter um mundo onde as mulheres vivam de forma segura e livre.
De salientar que, após estreia em 1996, a primeira exibição de “Os Monólogos da Vagina”, em Angola, aconteceu em 2011, no Cine Teatro Nacional “Chá de Caxinde”, e sete anos depois foi apresentado na Casa de Artes de Talatona, em Luanda, quando as actrizes Yolanda Viegas, Sophia Buco e Tânia Burity reencontraram o texto, enquanto Edusa Chindecasse e Naed Branco deram vida a outras personagens, substituindo as também actrizes Érika Chissapa, Petra Oliveira e Petra Nascimento, que participaram em 2011.