A psoríase e o impinge são doenças da pele facilmente confundidas porque apresentam sintomas parecidos, no entanto, existe diferença entre ambas, principalmente nas características das manchas.
No programa Saúde Para o Povo desta terça-feira, os especialistas em dermatologia, Luvualu Ndongala e Érica Nelumba, falaram sobre Psoríase, que se manifesta principalmente por manchas avermelhadas na pele, recobertas por uma crosta esbranquiçada ou prateada (em tonalidades de peles mais claras), que lembra escamas, e manchas roxas, cinza ou marrons-escuras (em tonalidades de peles mais escuras), pele ressecada e rachada, coceira, queimação e dor. Ambos realçaram que essa doença é confundida, pela população, com a doença vulgarmente chamada de impinge, muito conhecida no nosso meio, que se manifesta por manchas vermelhas na pele, arredondadas e com bordas bem definidas que podem descamar e provocar coceira.
Segundo os dermatologistas, as pessoas não têm o hábito de procurar um especialista, mas fazem tratamentos caseiros, e sensibilizaram para que não se adopte esse comportamento, porém recorrerem ao hospital para identificação da doença e posterior tratamento.
De realçar que a psoríase é uma doença de pele crónica, sem cura e não contagiosa. Pode se manifestar em várias partes do corpo, de maneira diferente, dependendo do local, da pessoa e do tipo.
Por: Luzia Santana e Laurine Silva