O Serviço de Investigação Criminal (SIC) foi alertado por volta das 10h00 desta quarta-feira sobre a descoberta de um cadáver no interior do Centro Comercial da Cidade da China, localizado no município de Viana. O corpo foi encontrado na nave 13, bloco 9, no estoque de fardos de roupas e calçados diversos.
Diante da gravidade da situação, o Departamento de Investigação Criminal de Viana do SIC enviou uma equipa de especialistas em Criminalística ao local, que confirmou a presença de um cadáver de sexo masculino, de raça branca, cidadão estrangeiro de nacionalidade chinesa. A vítima, identificada como Gu Ting, de 60 anos de idade, era casada, gestora de estoque e cozinheira de gastronomia chinesa, residente em Angola, na cidade da China. O caso foi classificado como homicídio qualificado por asfixia mecânica.
Após a inspeção pericial no local, o corpo foi removido para a morgue do Hospital Josina Machel para realizar uma necrópsia judicial.
Segundo imagens captadas pelo sistema de videovigilância e que circulam nas redes sociais, trabalhadores de carga, identificados como Josemar João António Delengue, Bili Dji, Muleza ou Lavi, e Skiny, além de um indivíduo não identificado, aproveitaram-se da distração da vítima para asfixiá-la e administrar-lhe uma injeção. Em seguida, dirigiram-se ao quarto da vítima, onde encontraram o cofre, arrombaram-no e roubaram um montante de USD 70.000 e AKZ 3.000.000,00, antes de fugirem do local.
Neste momento, um processo-crime foi instaurado e estão em curso intensas investigações para esclarecer o ocorrido. O SIC expressa os seus sentimentos de pesar aos familiares da vítima e à comunidade chinesa, garantindo todo o empenho na responsabilização criminal dos envolvidos.