Por: Arieth Silva
Com o objectivo de criar um intercâmbio entre a cultura angolana e moçambicana, o grupo de humor Tuneza, que se encontra a realizar uma tournée por Moçambique, vai realizar uma acção social a fim de transmitir parte da experiência adquirida ao longo da carreira.
Ao PLATINALINE, Costa Vilola disse que têm tido um boa recepção por parte dos moçambicanos e, para tal, pretendem transmitir conhecimentos desde escrita criativa, posicionamento em palco, leitura e interpretação de texto e piadas; criação de conteúdos, controlo e gestão de show e de piada, gestão de carreiras e jogo de equipa e muito mais.
De acordo com Costa Vilola, o nível de popularidade do grupo está acima dos 100%, pelo que, o General foge a tempo é uma das personagens mais acarinhadas por parte dos antigos combatentes e militares moçambicanos, motivo que fez com que retirassem piadas da história de Angola e contassem sobre a guerra em Moçambique.
“Tanto é que tive que mudar as piadas sobre a guerra de Angola e contar sobre a guerra de Moçambique motivo este que deixou o povo de Moçambique mais admirado com a nossa capacidade criativa e de investigação”, disse.
Frisar que, a tournée dos Tuneza por Moçambique começou no passado dia 07 de Outubro, e já passaram pelas cidades de Maputo e Xai Xai, e vão passar também por Vilankulo, Beira, Tete e Chimoio.