A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com foco no envolvimento do setor privado e no fortalecimento das parcerias público-privadas (PPPs). “Precisamos pensar fora da caixa, pois a solução tradicional – oferecer financiamento em troca de garantias – já está esgotada”, destacou a ministra em entrevista aos jornalistas.
Vera Daves enfatizou que Angola tem feito investimentos significativos para fortalecer suas finanças públicas e garantir a segurança alimentar, ao mesmo tempo em que explora formas de impulsionar os setores das pescas, indústria e turismo, com o objetivo de atrair mais investimentos que gerem emprego e crescimento econômico sustentável.
A cimeira China-África, que contou com a presença de dezenas de líderes africanos, encerrou-se na última sexta-feira, em Pequim. Angola participou do evento com uma delegação liderada pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Vale lembrar que a China, sendo a segunda maior potência econômica mundial, é o principal parceiro econômico do continente africano.