O músico angolano Vladmiro Gonga, “Gonguinha”, vai realizar na próxima sexta-feira, 18, o seu primeiro Concerto Live, em Luanda. Entre os seus convidados para o concerto constam os artistas Kizua Gourgel, Filipe Mukenga e A’Mosi Just A Label.
A iniciativa é uma parceria entre o projecto musical do artista e a Soba Store que visa comemorar o 5º aniversário do lançamento do seu primeiro trabalho discográfico Massemba Jazz, lançado a 17 de Setembro de 2015.
O concerto da próxima sexta-feira vai marcar o regresso do artista que está fora dos palcos desde Agosto de 2019, altura em que realizou o último concerto no Memorial Dr. António Agostinho Neto, duas semanas antes da sua recaída de saúde.
Diagnosticado no Hospital Geral de Luanda com a patologia de diabete, o artista encontra entraves para aquisição de recursos financeiros para o reforço no tratamento médico.
“Para além de estar a comemorar 5 anos do lançamento do álbum Massemba Jazz, lançado em 17 de Setembro no Miami Beach, o concerto visa fundamentalmente angariar recursos financeiros para a continuidade do tratamento médico, a compra da medicação, a alimentação e outras necessidades essenciais para o meu bem-estar”, refere o cantor Vladmiro Gonga.
PERFIL DO ARTISTA
Vladmiro Gonga (Gonguinha) é cantor, compositor e violonista angolano com forte habilidade em harmonizar acordes dissonantes para as suas composições.
Com uma sonoridade experimental ao estilo retrô, o artista é conhecido como um excelente arranjista pelas recriações das suas canções em ritmos complexos e sofisticados para Nova Música Angolana, afirmando-se como um artista de Massemba.
Gonguinha é um dos músicos angolanos que privilegia o género canção, fazendo-se acompanhar sempre do seu violão para incorporar a defesa de diferentes abordagens artísticas e a preservação aos traços culturais africanos.
O seu conceito musical espelha o seu desejo esteja vincado no jazz cantado em diferentes idiomas africanos e na língua portuguesa.
Autor do “Massemba Jazz”, álbum de estreia, cujo a crítica indicou como uma contribuição para a afirmação da história da Música Popular Angolana (MPA), Vladmiro Gonga cruza influências e combina ritmos tradicionais de África com o Jazz Folk Country e a Bossa Nova, numa busca criativa que traz novas sonoridades à Música popular Angolana.
Assumidamente influenciado pelos cantores e compositores, Al Jarreau, Nat King Cole, Bobby McFerrin, Djavan, Caetano Veloso e Gilberto Gil, os dois últimos do movimento tropicalista do Brasil, Gonguinha tem valorizado a ousadia da renovação estética da MPA representada na obra de artistas angolanos André Mingas e Filipe Mukenga, cantores com os quais mantém uma relação de intimidade conceptual.
Anos depois do lançamento, o álbum Massemba Jazz foi finalista nas nomeações dos Prémios Angola Music Award nas categorias de Melhor Afro-Jazz, Melhor Música Tradicional e Sapo, bem como, finalista nas nomeações dos Prémios Rádio Luanda na categoria de Melhor Afro-Jazz.
Gonguinha é o mentor e produtor do Projecto Canção dos Mestres, iniciativa que tem como objectivo a promoção de concertos acústicos em voz e violão com artistas Mestres e referências principais da Música Angolana.








