A proposta da TPA e Platinaline para a Live no Kubico deste domingo foi das mais acessíveis, levando ao palco do Centro de Produção Televisão Pública de Angola, no Camama, Justino Handanga e Bessa Teixeira, dois grandes nomes do planalto central, para encerrar a segunda temporada do evento.
Os artistas convidados durante os últimos dias prepararam o concerto com músicas de levantar o público, depois da última edição do projecto ter sido dedicada a Jacinto Tchipa, um filho do planalto central e músico que os inspirou.
Justino Handanga teve projecção nacional com “Paulina”, tema inspirado no dia 14 de Fevereiro, canção obrigatória nos seus concertos, tal como: “Abílio”, “Ndumbalundo”, “Carlio”, “Olonamba” e outros, que constam nos álbuns “Ondjonguele Ya Telisiwã” (Alvo Atingido) e “Homenagem ao empresário, Valentim Amões”, lançados a solo e em colectâneas como “Vozes de Planalto” e projectos de produtores musicais.
Bessa Teixeira tem como trunfo a provocadora “Polombotão”, tal como o companheiro Handanga é dos artistas mais populares no Planalto Central e com dimensão nacional. Foi com “Ndikakuela”, que conquista a simpatia de todos com uma mensagem comovente. “Ombembwa”, “Okasipi”, “Sulunlam” e “Ekandu Lipi” mexem com a incursão pelo sungura assente nos provérbios em umbundu.
Por Sergio Flavio
Fotos Edueni António