Com apenas 19 anos de idade a jovem Angolana Samaia Tchapesseka carrega o titulo de Miss Black Africa UK desde Outubro de 2012. A Angola alcançou o feito na sua segunda edicão realizada em Outubro de 2012 a sua segunda edição, em Inglaterra, onde mulheres lindas de vários países do continente Africano participaram no concurso. “Eu nunca tinha participado, foi a minha primeira vez”, foi o que Samaia contou-nos com exclusividade. Acrescentou ainda durante a sua entrevista que “não acreditava que levaria o titulo de Miss, havia mulheres mais lindas e determinadas enquanto eu nem sabia o que queria ao longo do concurso todo”.
Um dos maiores requisitos para este concurso era que todas as participantes apresentassem uma causa social na qual elas pudessem apresentar propostas para trabalhar em prol da mesma. No caso da Miss Samaia Tchapesseka, ela escolheu trabalhar com a SOS children em Angola, “acredito que a minha causa influenciou bastante a decisão dos Júris, por ser a mais forte das causas apresentadas pelas concorrentes”. Já em Angola desde o mês de Junho, Samaia conta-nos também que uma das suas maiores dificuldades em trabalhar neste projecto é de encontrar patrocínios para angariação de fundos para as crianças da SOS do Lubango e Benguela em especifico, nas quais ela já teve a oportunidade de visitar.
A Miss Black Africa UK nasceu aos 31 de Dezembro de 1994, e frequenta o curso de ensino superior em Engenharia electrónica na Inglaterra onde vive a 13 anos com sua mãe.
Antes de ganhar o titulo de Miss Black África, Samaia participou em vários eventos como modelo assim como a London Fashion Week 2012, e hoje ela sonha um dia em representar Angola no miss Mundo.