- Publicidade -

More

    Calema: " O Anselmo Ralph para nós é um exemplo a seguir."

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Calema: ” O Anselmo Ralph para nós é um exemplo a seguir.”

    Os 5 anos de diferença entre os irmãos Fradique Ferreira e António Mendes Ferreira, integrantes da dupla são-tomense Calema, não têm servido de barreiras para o sucesso além das terras do famoso “tchiloli”, teatro de rua. Prova disso, é o mais novo sucesso dos irmãos românticos,  embrionariamente , ” Por amor” com a participação de Kataleya. Os “meninos de Caue, distrito são-tomense,  vêm  velejando pelo oceano musical  já há 6 anos. Em entrevista, cedida pelos meios tecnológicos actuais, a dupla residente em Portugal  revela o amor pela música e o país que os viu crescer,São Tome.

    Por: Judite Silva

    Platina Line (PL): Por que motivo deixam São Tomé?

    Calema (C): Deixamos  São Tomé e Príncipe para aprendermos mais da música, conhecendo, assim, também,  o mundo fora de nossa casa, nossa zona de conforto.

    PL: O quê que foi difícil deixar para trás?

    C: O mais difícil foi deixar os amigos e familiares, sem sombras de dúvidas.Isto tudo, principalmente, por ser a  primeira vez para fora do país ao lado das pessoas que amamos. Contudo, felizmente,  o apoio familiar acabou com estes receios todos.

    PL: Que recordações guardam da vossa infância na terra natal?

    C: As lembranças são tantas que dá vontade de recuar no tempo para revivermos tudo . Por acaso, temos imensas saudades de ir a pesca, praia, o calor humano de São Tome, jogar a bola na chuva, caçar passarinho com fisga, comer cacau na nossa terra, enfim, tudo de bom que  aquela terra pode oferecer.

    PL: Como surge a ideia dos irmãos se juntarem para fazer música?

    C: A ideia é originalmente dos nossos pais. Nós já cantávamos sozinhos nas escolas e o dia que “obrigaram-nos” a cantar juntos fez com que tudo começasse para além do nosso vasto interesse pela música sertaneja influenciou.

    PL: De que maneira, a diferença de idade influência no vosso trabalho como duo?

    C: Sinceramente, a questão da diferença da idade não influência e nunca influenciou basicamente  em nada no nosso trabalho . Nós  aconselhámo-nos muito e respeitamos a opinião de um e do outro.Na nossa opinião,  respeito e a responsabilidade contam muito pra nós.

    PL: No vosso canal no YouTube é visível o número de covers feito pelos Calema, alguns  incluindo o músico angolano Anselmo Ralph. Que importância têm estes temas e artistas na vossa carreira?

    C: Decidimos fazer os “covers” de diversos artistas que nos inspiram e colocar na net com o objetivo de sermos conhecidos por um outro público, divulgando mais a nossa imagem. Os temas que cantamos  ensinaram-nos muita coisa tanto quanto a história desses artistas. Deste modo, o Anselmo pra nós é um exemplo a seguir.

    PL: Como acham que a música são-tomense tem desenvolvido?

    C: A música são-tomense tem desenvolvido muito nesses últimos  tempo e com a criação dos prémios  STP Music Awards, organizado por Daniel Mendes, veio estimular  mais ainda esse crescimento .

    PL: O que vos impulsionou a  participar no The Voice France?

    C: Foi uma decisão momentânea. (risos) Antes de vivermos em Portugal, estávamos na França e um certo dia vimos a publicidade na internet do concurso. Resolvemos nos inscrever, tentando assim a sorte. Infelizmente, não passamos. Porém, a gente sempre a acreditou na vitória em várias formas. Estamos sempre a dizer que somos soldados. Ou seja, lutaremos mesmo quando faltarem-nos forças.  Não podemos desistir de nós e do povo que acredita em nós. 
     

    PL: Não passam no The Voice France, mas vencem o  Lusartist…

    C: O dia em que vencemos o concurso foi especial . Quando ouvimos o nome “Calema” pulamos de muita alegria. Muita gente acreditou nas nossas capacidades, continuando assim por essa vitória. Recebemos, também, uma força imprescindível do nosso manager Alexandre Cardoso e ao Rodolfo Salvado (Distri-records), produtor.

    PL: Muitos afirmam que o tema “Bomu Kêlê”  do vosso primeiro álbum com o mesmo nome, já é uma referência nacional ( STP). Até que ponto concordam com isso?

    C: (Risos). Para nós, assim que a música chegou ao mercado e entrou na boca do povo, ela passou a pertencê-los . É  um orgulho enorme ver algo que criamos no nosso quarto passou a ser uma referência nacional .

    PL: Na primeira edição dos São Tomé e Príncipe Music Awards, voltaram para casa com quatro prêmios. Que significado teve isso para vocês?

    C: O reconhecimento é algo muito importante em qualquer trabalho que fazemos . Os 4 prêmios mostraram o quanto o nosso povo acredita em nós. Sentimo-nos honrados com isso

    PL: Se sentem responsáveis pelo futuro da música do vosso país?

    C: Sim sem dúvidas . Aliás todos nós Santomenses temos uma grande responsabilidade para com o futuro da nossa música. Devemos juntos lutar para que os nosso crioulos mantenham-se sempre vivos

    PL: Já estiveram em Angola a trabalho. Como foi a recepção?

    Sim já tivemos e adoramos o vosso povo. Fomos muito bem recebidos e esperamos voltar brevemente para cantar convosco .

    PL: Podemos esperar colaborações com outros músicos angolanos no futuro?

    C: Apreciamos muito o trabalho dos artistas angolanos e a vossa riqueza cultural.Juntar a magia das duas culturas numa música seria desafio agradável

     

    calema2.jpg

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto