- Publicidade -

More

    África – agenda 2063 por uma África mais próspera, unida e resiliente.

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Milca Caquesse
    Jurista/Política/Activista Para as questões de igualdade do gênero.

    África celebra hoje 25.05, o seu dia. A data foi instituída em 1963 pela ex OUA actual UA, com o objectivo fundamental de defender e emancipar o continente africano. Porém de lá para cá muito foi feito, mas ainda imensas questões temos de resolver.

    Uma acções que foram projectadas e que particularmente orgulha – me enquanto jovem e mulher Africana é a AGENDA 2063. Este compromisso entre Africanos por uma África mais unida, próspera e pacífica construída por nós Africanos, representa a nossa verdadeira força! Criada a 31 de Janeiro de 2015 durante a 24ª Assembleia Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana em Adis Abeba, a Agenda 2063 traduz – se num conjunto de iniciativas em implementação pela União Africana. Ela tem a sua raiz do desejo dos lideres da ex OUA em aprofundar os ideais do pan-africanismo, sendo que a União Africana hoje abrange todos os territórios do continente africano.

    Sob o lema central: “A ÁFRICA QUE QUEREMOS”, a agenda 2063, tem como principal objectivo desenvolver o crescimento econômico do continente. No cômputo geral são 14 excelentes iniciativas em diversas áreas, como: infraestrutura, educação, ciência, tecnologia, cultura, manutenção da paz e outras, dentre as quais destacam – se: uma África prospera, baseada no crescimento inclusivo e desenvolvimento sustentável; um continente integrado, politicamente democrático e unido com base nos ideais do Pan-Africanismo e na visão de Renascimento da África; uma África de boa governação, Democracia, Respeito aos Direitos Humanos, Justiça e o Estado de Direito; uma África pacífica e segura; uma África com forte identidade cultural, patrimônio, valores, ética comum; uma África cujo desenvolvimento seja orientado para as pessoas, confiando no potencial dos povos africanos, especialmente no potencial da mulher, da juventude e onde a criança tem tratamento digno; uma África como um ator e um parceiro forte, unido e influente na arena mundial.

    Importa realçar que no decorrer deste período até 2063, existem outras metas tão importantes quanto, e que tem um prazo de conclusão mais curto, como por exemplo que até 2020 (ano passado) todos os vestígios de colonialismo terão sido eliminados e todos os territórios africanos sob ocupação estarão totalmente libertados; sejam silenciadas todas as armas (certamente este não conseguimos cumprir até 2020); até 2030, que haja Integração política, com livre circulação de pessoas e criação de instituições continentais e a plena integração econômica; até 2045, o crescimento  comercial intra-africano saltará de 12 para 50%, e a participação africana no comércio mundial sairá da casa dos 2% para 12%, que meta! Mudará tudo nas questões do combate à fome, pobreza, desemprego e outras.

    Considero a Agenda 2063 como um documento ambicioso cujo cumprimento depende muito de um maior cooperação entre os países Africanos, o empenho da juventude Africana, a igualdade do gênero a todos os níveis e soluções Africanas para os problemas Africanos! A reflexão que gostava que hoje todos fizéssemos é: como jovem Africano, que contributo tenho dado na minha comunidade para um país melhor e consequentemente uma África melhor? Feliz dia de África para todos nós!

    Por: Milca Caquesse
    Jurista/Política/Activista Para as questões de igualdade do gênero.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto