- Publicidade -

More

    África – agenda 2063 por uma África mais próspera, unida e resiliente.

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Milca Caquesse
    Jurista/Política/Activista Para as questões de igualdade do gênero.

    África celebra hoje 25.05, o seu dia. A data foi instituída em 1963 pela ex OUA actual UA, com o objectivo fundamental de defender e emancipar o continente africano. Porém de lá para cá muito foi feito, mas ainda imensas questões temos de resolver.

    Uma acções que foram projectadas e que particularmente orgulha – me enquanto jovem e mulher Africana é a AGENDA 2063. Este compromisso entre Africanos por uma África mais unida, próspera e pacífica construída por nós Africanos, representa a nossa verdadeira força! Criada a 31 de Janeiro de 2015 durante a 24ª Assembleia Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana em Adis Abeba, a Agenda 2063 traduz – se num conjunto de iniciativas em implementação pela União Africana. Ela tem a sua raiz do desejo dos lideres da ex OUA em aprofundar os ideais do pan-africanismo, sendo que a União Africana hoje abrange todos os territórios do continente africano.

    Sob o lema central: “A ÁFRICA QUE QUEREMOS”, a agenda 2063, tem como principal objectivo desenvolver o crescimento econômico do continente. No cômputo geral são 14 excelentes iniciativas em diversas áreas, como: infraestrutura, educação, ciência, tecnologia, cultura, manutenção da paz e outras, dentre as quais destacam – se: uma África prospera, baseada no crescimento inclusivo e desenvolvimento sustentável; um continente integrado, politicamente democrático e unido com base nos ideais do Pan-Africanismo e na visão de Renascimento da África; uma África de boa governação, Democracia, Respeito aos Direitos Humanos, Justiça e o Estado de Direito; uma África pacífica e segura; uma África com forte identidade cultural, patrimônio, valores, ética comum; uma África cujo desenvolvimento seja orientado para as pessoas, confiando no potencial dos povos africanos, especialmente no potencial da mulher, da juventude e onde a criança tem tratamento digno; uma África como um ator e um parceiro forte, unido e influente na arena mundial.

    Importa realçar que no decorrer deste período até 2063, existem outras metas tão importantes quanto, e que tem um prazo de conclusão mais curto, como por exemplo que até 2020 (ano passado) todos os vestígios de colonialismo terão sido eliminados e todos os territórios africanos sob ocupação estarão totalmente libertados; sejam silenciadas todas as armas (certamente este não conseguimos cumprir até 2020); até 2030, que haja Integração política, com livre circulação de pessoas e criação de instituições continentais e a plena integração econômica; até 2045, o crescimento  comercial intra-africano saltará de 12 para 50%, e a participação africana no comércio mundial sairá da casa dos 2% para 12%, que meta! Mudará tudo nas questões do combate à fome, pobreza, desemprego e outras.

    Considero a Agenda 2063 como um documento ambicioso cujo cumprimento depende muito de um maior cooperação entre os países Africanos, o empenho da juventude Africana, a igualdade do gênero a todos os níveis e soluções Africanas para os problemas Africanos! A reflexão que gostava que hoje todos fizéssemos é: como jovem Africano, que contributo tenho dado na minha comunidade para um país melhor e consequentemente uma África melhor? Feliz dia de África para todos nós!

    Por: Milca Caquesse
    Jurista/Política/Activista Para as questões de igualdade do gênero.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto