O livro aborda com objectividade, da importância do envolvimento de pesquisas e o uso de métodos científicos na definição de prioridades durante todo o processo de concepção das Políticas Públicas a nível local, pois de forma contrária pode resultar no insucesso da Agenda Pública.
A par deste fenómeno existem outros, que constituem motivos de reflexão na Agenda de Estado que ousadamente os autores dentro de uma perspectiva académica trouxeram em discussão, fenómenos como a Religião e a Segurança, a Ética na Política, Desafios da Formação Profissional Continua e o, Estado de Bem-Estar Social em Angola completam o conjunto de temas actuais dignos de realce.
Por outro lado, faz-se alusão à excessiva dependência económica de Angola na exportação do petróleo, constituindo um risco se tivermos em conta que se perspectiva a redução da procura de combustíveis fósseis nos próximos tempos, pois constata-se em todo o mundo o aumento de adeptos de pesquisas científicas de outras fontes de combustíveis, demonstrando alguma preocupação com a protecção do meio ambiente. Salienta-se, neste
caso, a necessidade de implementação de Políticas Públicas de Inovação (ou a estratégia da Tripla Hélice), visando buscar alternativas à referida dependência, consolidando uma economia diversificada, robusta e sustentável.
Os académicos, Morais Quifica, Herlânder Lima, José Veloso da Costa, José Pedro, Mella Bento, Paulo Gamba, autores desta magna obra científica intitulada ” Compromissos de Estado “, será publicada oficialmente na Quarta-Feira, 09 de Novembro 2022, às 16:30, no Memorial Dr. António Agostinho Neto e será apresentada pelo Professor Dr. André de Oliveira Sango.