Luanda, 07 de Setembro, Uma delegação angolana composta por treinadores e atletas participará, a partir da segunda quinzena do presente mês de Setembro, na terceira edição do Acampamento Regional Juvenil da FIBA África, a decorrer em Bamako e Kigali, capitais das repúblicas do Mali e Ruanda, respectivamente.
Sabe-se, entretanto, que o acampamento para os meninos será em Bamako, Mali, de 20 a 22 de Setembro. O acampamento exclusivo para meninas acontecerá em Kigali, Ruanda, de 26 a 28 de Setembro. Cada acampamento, contará com 45 atletas de 15 países e 15 treinadores (masculinos e femininos).
O Acampamento Regional da Juventude da FIBA África é um programa de elite criado para identificar e desenvolver os melhores jovens jogadores de basquetebol africanos. Esses acampamentos serão supervisionados por especialistas que trabalharão nos aspectos técnicos do basquetebol durante a duração dos acampamentos.
A FIBA África colabora com algumas das figuras mais renomadas do basquetebol africano para organizar estes Acampamentos. Estas personalidades incluem Astou N’Diaye, Embaixadora da NBA África; Christelle Ngarsanet, ex-jogadora da Seleção Marfinense e assistente técnica da Florida International University; Robert Pack, ex-jogador da NBA durante 13 temporadas, o instrutor da FIBA, Cheick Sarr e a lenda da NBA, Olumide Oyedeji.
Durante estes acampamentos, os participantes receberão ferramentas para optimizar o seu desenvolvimento pessoal e aprenderão os valores da liderança.
Desde o seu lançamento em 2021, o Acampamento Regional Juvenil da FIBA África alcançou 43 países, com um total de 240 jovens jogadores de basquete, incluindo 90 meninas.
Esta plataforma de elite é uma componente essencial da estratégia de desenvolvimento da FIBA África, que visa preparar os jogadores para os desafios da competição e proporcionar oportunidades de formação através da presença de recrutadores de diferentes partes do mundo.