Na passada sexta-feira, 27 de Outubro, o Cinemax Talatona acolheu o grande evento denominado “E SE OUTUBRO NÃO FOSSE ROSA?”, um espetáculo inédito de Teatro e Poesia escrito por Sandra Bande, que abordou poeticamente o impacto do cancro em Angola, as principais dificuldades das pacientes oncológicas desde a descoberta da doença, o tratamento, recuperação, a mortalidade e a vida depois do cancro.
Além de artistas qualificadas, o evento trouxe em palco as próprias pacientes oncológicas, dando-lhes a oportunidade de contar na primeira pessoa as suas batalhas diárias, desde a auto-aceitação e enquadramento aos diferentes padrões sociais.
A sala do Cinemax ficou pequena, e as escadas e corredores fizeram a vez das cadeiras para muitos e ainda assim permaneceram até o fim, numa noite repleta de emoções, com todos os olhos carregados de lágrimas diante de cada cena. O evento foi apresentado por Rosa de Sousa, que emprestou o seu brilho e aroma.
O painel de conversa juntou a presidente da Lacc, Luzimira João, e a Dra. Albertina, médica oncologista, tendo como moderadora a Dra. Stella Constantina.
A peça foi escrita pela poetisa Sandra Bande, encenado por José Galiano e contou com a direcção de Emanuela Pinheiro.
Uma realização da Kubata da Negríssima e da Liga Angolana Contra o cancro