A estrela da música angolana Gerilson Insrael, que contava com mais de 2,5 milhões de seguidores, acaba de adicionar mais um feito ao seu portfólio, desta vez de forma negativa: o músico perdeu mais de 1 milhão de seguidores em algumas semanas.
De acordo com o site de monitoramento de estatísticas de redes sociais, Socialblade, em um único dia ele bateu o recorde da história em Angola ao perder mais de 998.200 seguidores no dia 22 de junho de 2024. Registros do Socialblade sugerem que essa perda pode ter sido causada pela remoção de contas suspeitas de serem fakes pela plataforma.
Entretanto, nos dias 28 e 29 de junho, Gerilson ganhou mais duzentos mil seguidores, elevando seu número total de seguidores no Instagram de 1,5 milhões para 1,7 milhões.
Segundo alguns especialistas de marketing digital, essa perda vertiginosa de seguidores é estranha, já que não houve campanha pública para deixar de seguir o cantor, nem ausência de conteúdos que poderiam gerar desinteresse.
Um outro especialista alerta que o músico pode ter sido vítima de uma “limpeza” do Instagram, caso tenha comprado seguidores para aumentar seu número e impressionar as labels internacionais.
A situação tem gerado debates no meio artístico e entre profissionais de marketing digital.