O humorista angolano Miro Vemba participou recentemente na rubrica Café da Manhã do programa Dia Alegre da Platina FM (96.8), onde manifestou a sua preocupação com as diferenças de mentalidade entre angolanos e portugueses. Durante a conversa, Miro frisou que a vaidade é um dos principais defeitos da sociedade angolana, contribuindo para atitudes que travam o progresso individual e colectivo.
O artista mostrou-se indignado com comportamentos de jovens angolanos que colocam o orgulho acima da humildade e evitam oportunidades de trabalho consideradas “menos dignas”. Para Miro, esta mentalidade, de querer aparentar um sucesso inexistente, impede muitas pessoas de avançar. “Há jovens que preferem não ganhar nada a aceitar 20 mil kwanzas, porque acham que é vergonhoso,” disse ele.
Miro comparou esta realidade com a vivida em Portugal, onde trabalhou em diferentes funções e notou maior aceitação social para tarefas simples, como lavar loiça. “Em Portugal, tu lavas a loiça, quem está ao teu lado também está a lavar loiça. Ninguém te critica, ninguém te faz bullying por lavar loiça. Agora, aqui [em Angola], não. Se te encontrarem numa cantina a fazer isso… Ele não tem trabalho, fica no bairro a jogar Não te Irrites, mas critica,” destacou, num apelo à reflexão e à mudança de atitudes.
Por: José Tchimuco