Por: Vanilson Gourgel
O INAPEM, em parceria com o Consulado Geral de Angola em Lisboa, apresentou, numa das unidades hoteleiras da capital portuguesa, o projecto Angola Startup Global, a jovens angolanos residentes em Portugal, como parte da sua participação no Web Summit Lisboa 2024. A iniciativa visa conectar e capacitar startups angolanas para o mercado global, com enfoque em inovação e captação de investimentos.
Num ambiente de intensa interação, jovens angolanos provenientes de várias regiões de Portugal deslocaram-se à Lisboa, interessados em conhecer as oportunidades e desafios do ecossistema empreendedor em Angola, assim como as novas estratégias para fomentar o desenvolvimento de startups no país. A presença expressiva e o entusiasmo dos participantes evidenciaram o interesse da diáspora em contribuir para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor angolano.
Durante o encontro, Bráulio Augusto, representante do INAPEM, expôs as linhas gerais do Angola Startup Global, destacando o papel crucial da iniciativa na internacionalização das startups angolanas, com o principal objectivo de proporcionar visibilidade global aos projectos inovadores de Angola. A plataforma visa ainda oferecer programas de capacitação, networking e atração de investimentos, criando pontes com mercados estratégicos.
O evento, além de aproximar os angolanos residentes em Portugal das acções do INAPEM, foi um marco para consolidar a visão do Angola Startup Global, que almeja estabelecer Angola como um centro de referência para o empreendedorismo inovador no continente africano.