O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua Direcção Nacional de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais, deteve nesta terça-feira, 24 de dezembro, Maria Emília Ladeira Pinto Cassule, Directora de Actos Migratórios do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME). A detenção ocorreu em cumprimento de um mandado emitido pelo Ministério Público, no âmbito de um processo-crime.
A responsável é acusada de crimes como associação criminosa, falsificação de documentos, recebimento indevido de vantagens e corrupção ativa de funcionário público. As acusações estão relacionadas ao seu alegado envolvimento num esquema fraudulento que incluía a emissão irregular de passaportes, cartões de residência, vistos de permanência temporária e vistos de trabalho, mediante o pagamento de elevadas quantias em dinheiro.
As investigações, que se iniciaram em 2023, foram desencadeadas por várias denúncias de irregularidades na obtenção de documentos migratórios, principalmente para cidadãos estrangeiros.
Após a detenção, Maria Emília Ladeira Pinto Cassule será apresentada ao Ministério Público para os devidos trâmites processuais.