Por: Sued de Oliveira
Revisão: Canga Tomás
Ndaka Yo Wini é um dos nomeados do Angola Music Awards na categoria Artista ou Grupo Revelação By Platina Line. E uma vez nomeado, o músico sente-se satisfeito pelo reconhecimento e pela honra de fazer parte desta grande festa dedicada à música nacional.
“Tenho trabalhado arduamente há 5 anos para fazer chegar o meu trabalho aos ouvidos de quem aprecia a música alternativa em línguas nacionais. Não é fácil singrar com um estilo tão incomum e pouco consumido no nosso mercado, mas, graças a Deus, o reconhecimento tem chegado gradualmente e é uma enorme felicidade estar nomeado, porque, de qualquer forma, me sinto sim um cantor revelação” disse o artista.
Na referida categoria, estão também nomeados os músicos Preto Show, Mago de Sousa, o grupo Trio e Neru Americano. Apesar da popularidade que cada um destes artistas possui, Ndaka está tranquilo e acredita que a vitória será atribuída de forma justa e não vê o cenário como sendo uma disputa. “Se for o meu tempo, levarei o prémio para casa, mas, se não for, não me sentirei derrotado. A vitória surge de forma justo: o público vota e o favorito vence. Para mim, isso não é uma disputa”, concluiu o artista.
Sobre o artista:
Ndaka Yo Wini é cantor, compositor e pesquisador cultural. O artista nasceu na cidade do Lobito, província de Benguela, em Janeiro de 1981, e dedica-se apenas à musica e a pesquisa cultural.
Os seus primeiros contactos com a música datam desde a tenra idade, a altura em que presenciava as cerimónias tradicionais, onde se exibiam estilos de músicas, danças e rituais que fazem parte do património cultural, tais como Lundongo, Mandjata, Ndjando, Cisonsi, Sulula, N´yhato, da sua comunidade de origem, o que lhe serviu de substrato para a carreira artística. Ndaka é neto de um percussionista e bailarino tradicional e a sua mãe, até hoje, ainda canta e dança, de onde surgiu o seu dom genético.