Com toda naturalidade Angola apurou-se para as meias finais do Africano de andebol feminino que Luanda acolhe ao bater a Argélia por 42-19, nos quartos de final. O próximo adversário será os Camarões, segunda-feira.
Ao intervalo, o marcador registava 22-9, para Angola, que hoje recebeu o maior carinho do público com mais de 80 por cento dos 12 mil lugares preenchidos no multiusos.
Na última partida entre si, as angolanas venceram por 30-14 na terceira jornada do grupo A da fase preliminar desta competição.
Angola foi primeira do grupo sem derrotas e os Camarões terceiro com duas derrotas e duas vitórias.
Nos quartos de final, as Camaronesas venceram com alguma surpresa a República do Congo, que era apontada pelos especialistas como favorita à passagem, não apenas por ter sido a saegunda classificada do grupo B e que perdeu por apenas um golo com o vencedor da série (Tunísia, 25-36), mas porque tem quatro titulos continentais.
Angola fechou a jornada de hoje com a sua mais alargada vitória, diante da Argélia, ultrapassando pela primeira vez os 40 golos, e mantendo-se a sofrer menos de 20 golos.
Em termos históricos, os Camarões, que têm 15 participações nesta prova, atingiram pela oitava vez esta etapa da prova, sendo que já não chegavam cá há 12 anos.
Angola, por seu turno, com 11 títulos continentais, é um habitual inquilino das meias-finais. Desde 1989 que marca presença ininterrupta nasta fase que define os finalistas do 22º Africano de andebol.
A outra meia-final será entre Senegal e Tunísia.