Por: Hélio Cristóvão
Residente na Bélgica há 10 anos, Edna Paulo é uma jovem angolana que tem Anemia Falciforme, que desde 2021 tem se dedicado em conscientizar os angolanos sobre a doença e a fazer a diferença na vida de inúmeros cidadãos no país através de doações de “Hidroxiureia”, medicamento importante que ajuda a diminuir as crises da doença.
Em conversa com a redacção do PLATINALINE, a jovem contou que saiu do país em 2013 e rumou para a Bélgica à procura do melhor tratamento da doença que também a assola. “Desde então, comovi-me com o facto de que em Angola cerca de 12 mil crianças nascem com anemia falciforme por ano e que muitas destas não têm condições de comprar o referido remédio, então , envio os medicamentos ao país e, através das minhas redes sociais, apelo que as pessoas partilhem a informação para que possa chegar a quem de facto precise”.
Com o lema: “vidas salvam vidas”, a também criadora de conteúdos digitais contou que a sua iniciativa já beneficiou inúmeros doentes em Angola, desde crianças a adultos. As pessoas podem ajudar doando dinheiro para aumentar a quantidade de medicamentos, comida e bebida. “(…)tomando remédios precisam se alimentar bem.”
Para o efeito, os que têm a doença que, por prescrição médica necessitam do medicamento e não conseguem comprar, devem entrar em contacto consigo através das redes sociais e, deste modo, receber indicações de como ter acesso aos fármacos e as informações sobre a doença.
Mais do que remediar, um dos seus grandes objectivos passa por evitar o aumento de casos de pessoas portadoras da doença através da conscientização sobre a importância de os casais fazerem exames de sangue antes de se relacionar.