Ansiedade é a mesma coisa que Transtorno de Ansiedade?
Na rubrica Saúde para o Povo, numa das suas edições de Janeiro, a Psicológa Clínica Elanie Silva e a Psiquiatra Luísa Assis abordaram sobre Transtorno de Ansiedade, esclarecendo a diferença desse distúrbio com ansiedade, bem como os sintomas, tratamento e prevenção.
No início da entrevista, Luísa Assis explicou que a ansiedade é um sentimento normal ligado ao medo (sistema de defesa); já o transtorno de ansiedade é uma doença que ocorre quando a ansiedade é frequente e intensa, que interfere nas actividades normais da pessoa, com sintomas físicos muito intensos que podem ser confundidos com outras doenças.
“Transtorno de ansiedade é uma doença, ansiedade não, quando isso excede e contraria o nosso dia-a-dia, já é um transtorno”, explicou a Psiquiatra Luísa Assis.
“Ansiedade é um sistema de defesa do nosso organismo, é como se fosse um alarme de que alguma coisa não está bem ou para tomarmos um caminho. Todos nós temos esse sistema de defesa. Quando começa a afectar o nosso dia-a-dia e as tarefas diárias, aí, sim, podemos pensar em transtorno de ansiedade”, explicou a Psicóloga Clínica Elanie Silva.
Os sintomas de transtornos de ansiedade são vários, dependendo do tipo de transtorno, como: Medo persistente e excessivo, palpitações, sudorese, tremores, tontura, insónia, agitação, concentração prejudicada, pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos que prejudicam a actividade diária, como por exemplo: A necessidade de contar e verificar repetidas vezes as próprias acções.
Ambas especialistas concordaram que o tratamento pode ser medicamentoso com o objectivo de reduzir os sintomas da ansiedade e com psicoterapia que tem como objectivo ensinar a lidar com os sintomas da doença e as situações que desencadeiam.
No fim da entrevista, a psicóloga clínica e a psiquiatra aconselharam as pessoas portadoras da doença e não só, a fazerem coisas prazerosas, fazerem uma retrospectiva do dia, antes de dormir, a procurarem ajuda médica (consulta de psicologia e/ou psiquiatria) e praticarem o autoconhecimento.
Assista a rubrica completa através do link: https://youtu.be/ZFitECujUCg