- Publicidade -

More

    Ansiedade é a mesma coisa que Transtorno de Ansiedade?

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Ansiedade é a mesma coisa que Transtorno de Ansiedade?

    Na rubrica Saúde para o Povo, numa das suas edições de Janeiro, a Psicológa Clínica Elanie Silva e a Psiquiatra Luísa Assis abordaram sobre Transtorno de Ansiedade, esclarecendo a diferença desse distúrbio com ansiedade, bem como os sintomas, tratamento e prevenção.

    No início da entrevista, Luísa Assis explicou que a ansiedade é um sentimento normal ligado ao medo (sistema de defesa); já o transtorno de ansiedade é uma doença que ocorre quando a ansiedade é frequente e intensa, que interfere nas actividades normais da pessoa, com sintomas físicos muito intensos que podem ser confundidos com outras doenças.

    “Transtorno de ansiedade é uma doença, ansiedade não, quando isso excede e contraria o nosso dia-a-dia, já é um transtorno”, explicou a Psiquiatra Luísa Assis.

    “Ansiedade é um sistema de defesa do nosso organismo, é como se fosse um alarme de que alguma coisa não está bem ou para tomarmos um caminho. Todos nós temos esse sistema de defesa. Quando começa a afectar o nosso dia-a-dia e as tarefas diárias, aí, sim, podemos pensar em transtorno de ansiedade”, explicou a Psicóloga Clínica Elanie Silva.

    Os sintomas de transtornos de ansiedade são vários, dependendo do tipo de transtorno, como: Medo persistente e excessivo, palpitações, sudorese, tremores, tontura, insónia, agitação, concentração prejudicada, pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos que prejudicam a actividade diária, como por exemplo: A necessidade de contar e verificar repetidas vezes as próprias acções.

    Ambas especialistas concordaram que o tratamento pode ser medicamentoso com o objectivo de reduzir os sintomas da ansiedade e com psicoterapia que tem como objectivo ensinar a lidar com os sintomas da doença e as situações que desencadeiam.

    No fim da entrevista, a psicóloga clínica e a psiquiatra aconselharam as pessoas portadoras da doença e não só, a fazerem coisas prazerosas, fazerem uma retrospectiva do dia, antes de dormir, a procurarem ajuda médica (consulta de psicologia e/ou psiquiatria) e praticarem o autoconhecimento.

    Assista a rubrica completa através do link: https://youtu.be/ZFitECujUCg

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto