A artista plástica Denise Luís apresentou duas obras na exposição colectiva intitulada “Expressão Feminina”, que teve lugar ontem, quinta-feira, na Galeria do Centro Cultural Brasil-Angola. “Fonte da Vida” e “Identidade” são as duas obras apresentadas pela artista na exposição que teve como objectivo homenagear as mulheres na ocasião do mês de Março.
Participaram ainda da exposição outras artistas plásticas da nossa praça, nomes como: Fineza Teta, Imanni Silva, Sarhai, Kiana e Fity, que juntas decidiram apresentar ao público a “expressão feminina” em obras de artes de elevada dimensão.

Ao Platina Line, Denise Luís fez saber que as duas obras visam destacar as reconhecidas qualidades e capacidades da mulher, que considera como “o ser humano mais humano”.
Na obra “Fonte da Vida”, a artista retrata a delicadeza, a sensibilidade, o amor e a subtilidade feminina, bem como a qualidade ímpar da mulher de gerar a vida, de ser a fonte da respiração. Esta obra destaca ainda a resiliência e a capacidade das mulheres de enfrentar as mais diversas vicissitudes da vida, tanto no domínio familiar, como profissional.

“Além das qualidades mansas de que dispõe, a história vem demonstrando a participação activa da mulher em vários eventos políticos, económicos e sociais, ligados ao respeito pela liberdade, igualdade, direitos humanos e outros, que marcaram a humanidade, em geral, e as nações, em particular”, disse a artista.
Por sua vez, a obra “Identidade” retrata a dimensão extra-cultural de uma Mulher Mumuíla, repleta de sonhos e conflitos internos entre a manutenção da tradição cultural de que faz parte e os desejos e projectos pessoais de emancipação, autodeterminação, escolaridade, encaixe profissional e reposicionamento social.

“Este quadro ilustra a firme convicção de uma Mulher Mumuíla pela busca dos seus ideais, pela conquista de um amanhã melhor em termos de emancipação e reposicionamento social, sem que isso signifique a perda da sua identidade e dimensão cultural enquanto parte de um povo”.
De recordar que Denise Luís foi a grande vencedora do prémio de Melhor Artista Plástica do Ano 2021, nos prémios Nova Geração.









