- Publicidade -

More

    Campeonato Standard Bank Golf Cup 2018 Nova prova de pares dinamiza modalidade em Angola

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Mangais Golf & Resort e o Standard Bank Angola criaram, no início deste ano, um novo torneio de golfe em Angola. Intitulado ‘Campeonato Standard Bank Golf Cup 2018’, arrancou no dia 3 de Março e prolonga-se até ao dia 6 de Outubro. Composto por 10 etapas, este torneio realiza-se no Mangais Golf & Resort e tem como particularidade o facto de ser jogado em equipas de dois.

     Este Campeonato é jogado na modalidade “stableford”, na variante “texas scramble”. Cada par joga duas bolas do tee de saída (ordem de saída opcional entre os dois jogadores), optando pela melhor bola (na escolha da equipa).
É obrigatório o aproveitamento de um mínimo de oito saídas por jogador numa volta de 18 buracos. No cartão de jogo é necessário assinalar em cada buraco as iniciais do nome do qual se aproveitou a saída.

    Depois de um dos parceiros esgotar as 10 saídas máximas que são permitidas, terá de ser escolhida a bola de saída do jogador que ainda não completou as oito. Na sua impossibilidade, o buraco é dado como furado.
Escolhida a melhor bola, os dois jogadores voltam a jogar duas bolas desse local, sendo a 1ª jogada tal como está, pelo jogador que a jogou, a 2ª será colocada à distância máxima de um cartão de jogo do local onde estava a 1ª, não mais perto do buraco; excepto se a 1ª bola jogada estiver no bunker, devendo nesse caso o local da 1ª bola ser reconstituído e a 2ª bola colocada nesse local.

    O mesmo procedimento será repetido até chegarem ao green. Chegados ao green e escolhida a bola (e não no “avant green”), jogam essa bola alternadamente, até acabarem o buraco, jogando primeiro o jogador cuja bola não foi escolhida; a bola escolhida não pode ser trocada por outra, incluindo a bola levantada, excepto quando as regras o permitam.
Se a bola que foi jogada no green voltar a sair do mesmo, os jogadores terão de continuar a jogar alternadamente, não tendo direito a jogar duas bolas.
Qualquer infracção a estas regras, corresponde ao furo no buraco em que a infracção ocorreu.

    A pontuação de cada equipa será correspondente ao resultado Stableford Net, sendo o handicap calculado com a soma de 60% do handicap mais baixo e 40% do handicap mais alto. A esta soma é feito o cálculo de 3/4 do mesmo, sendo este considerado o handicap de jogo.

    O valor de inscrição de cada equipa é de 20.000 Akz. Cada equipa é constituída por dois jogadores amadores (insubstituíveis), com handicap aferido pela organização. Um jogador que tenha jogado por uma determinada equipa pode jogar por outra. No entanto, contam apenas os oito melhores resultados da equipa.

    Sofia Silva, responsável pela Comunicação do Mangais Golf & Resort, sublinha a satisfação da organização com este novo torneio, sobretudo porque nas etapas já disputadas as provas têm contado com o número máximo de jogadores permitido. “O Campeonato Standard Bank Golf Cup 2018 veio trazer ainda mais dinâmica aos sábados dos Mangais. Na primeira e na segunda etapas, disputadas nos dias 3 e 24 de Março, respectivamente, ultrapassamos as inscrições permitidas. Significa isto que é um torneio que está a gerar desde o início muita empatia e muita adesão, o que acabará por se reflectir na competitividade em campo e no networking gerado pelo torneio entre todos os seus participantes”, afirma a mesma responsável.

    A par da adesão dos jogadores, Sofia Silva e toda a organização estão também satisfeitos com a adesão das empresas que apoiam este Campeonato. Para além do Standard Bank Angola, são também patrocinadores a Fidelidade Angola, a Creation, a Petrotec, e a Cuca. São ainda parceiros deste evento as empresas Novos Canais, RC Design, Nevada Bobs e Fazenda Girasol.

    Outro aspecto que Sofia Silva faz questão de ressalvar é “o contributo que torneios desta natureza dão para o fomento da prática do golfe em Angola, uma modalidade em que os Angolanos são genuinamente bons. A maior parte das pessoas não têm noção mas os nossos melhores jogadores são Angolanos e têm todos muito bons handicaps, ou seja, pequenos. Cerca de 20% dos jogadores – todos amadores – têm hadicaps 2, 3, 5 e 6. Isto é muito gratificante e entusiasmante. Faz-nos acreditar que o golfe em Angola, como modalidade desportiva, se devidamente apoiada na fase de formação, pode vir a ter um futuro brilhante”.

     

    O QUE É O GOLFE

    O Golfe é um jogo que consiste em jogar, dentro de um percurso definido, uma bola a partir da área de saída, até ao buraco, com uma ou mais tacadas de acordo com um conjunto de Regras.

    É um dos poucos desportos com bola que não exige uma área de jogo normalizada. Em vez disso, é praticado num campo composto por nove ou dezoito buracos. Cada buraco inclui uma área de terreno inicial (tee) e uma área final (green), na qual se encontra o buraco propriamente dito. Entre as duas áreas existem diversos tipos padronizados de terreno e obstáculos, e cada buraco possui uma configuração única.

    Atualmente, pessoas de todas as idades jogam golfe em quase todos os países. Diferente da maioria dos desportos, não é necessário ser forte, musculado, rápido ou parte de uma equipa para poder jogar. Qualquer pessoa – homens, mulheres, jovens, idosos, amadores ou profissionais podem apreciar o jogo de golfe.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Ministro de Estado Recebido pelo Presidente de Moçambique em Maputo

    Maputo, 14 de Janeiro de 2025 – O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola, Adão Francisco...

    Benvindo Magalhães assume direção de Comercial, Marketing e Comunicação do grupo Industrial Elétrico “Figueira Filipa e Filhos”

    O grupo Industrial Elétrico "Figueira Filipa e Filhos" anunciou a nomeação de Benvindo Magalhães para a direção de Comercial, Marketing e Comunicação. O profissional,...

    Hoje é o dia: Big Brother Brasil 2025 chega com tudo

    Luanda, 14 de Janeiro de 2025 – O laço entre o público e o ‘Big Brother Brasil’ vai ficar mais forte do que nunca com a...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto