A China é actualmente o maior parceiro comercial de Angola, no quadro da cooperação económica existente entre os dois países, afirmou hoje, em Luanda, o ministro e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Manuel da Cruz Neto.
O governante discursava na abertura do Fórum de Investimento Angola-China, promovido pela Casa Civil e o Ministério do Comércio da China.
Esclareceu que, no âmbito dos acordos económicos, o volume de negócios entre os dois estados tem vindo a crescer, como atesta o facto do montante de empréstimos e linha de crédito, concedidos desde 2004 pela China a Angola, rondarem os 15 mil milhões de dólares norte-americanos.
Referiu que em Julho deste ano Angola se tornou no maior fornecedor de petróleo à China, ultrapassando os seus tradicionais fornecedores, como a Rússia e a Arábia Saudita.
Sublinhou que, além do petróleo, outros produtos têm merecido o interesse do mercado chinês, daí ser vasto o campo de cooperação entre os dois países.
“Constitui também uma vantagem para China a posição geoestratégica de Angola, sobretudo se tivermos em conta os seus interesses comerciais no continente africano, em especial na região da SADC”, acrescentou.
Por todas estas razões, disse, o Fórum de Investimento Angola – China é mais um passo para o fortalecimento das relações entre o sector privado angolano e chinês, através da construção de parcerias sólidas, capazes de dinamizar a economia nacional.
O Fórum de Investimento Angola -China é uma organização da Casa Civil do Presidente da República e o Ministério do Comércio da China, em parceria com a Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP).
Nesta reunião, mais de 400 empresários chineses participam na perspectiva de assinarem acordos de parcerias em várias áreas de actividade.