- Publicidade -

More

    China é o maior parceiro comercial de Angola

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A China é actualmente o maior parceiro comercial de Angola, no quadro da cooperação económica existente entre os dois países, afirmou hoje, em Luanda, o ministro e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Manuel da Cruz Neto.

     

    O governante discursava na abertura do Fórum de Investimento Angola-China, promovido pela Casa Civil e o Ministério do Comércio da China.

     

    Esclareceu que, no âmbito dos acordos económicos, o volume de negócios entre os dois estados tem vindo a crescer, como atesta o facto do montante de empréstimos e linha de crédito, concedidos desde 2004 pela China a Angola, rondarem os 15 mil milhões de dólares norte-americanos.

     

    Referiu que em Julho deste ano Angola se tornou no maior fornecedor de petróleo à China, ultrapassando os seus tradicionais fornecedores, como a Rússia e a Arábia Saudita.

     

    Sublinhou que, além do petróleo, outros produtos têm merecido o interesse do mercado chinês, daí ser vasto o campo de cooperação entre os dois países.

     

    “Constitui também uma vantagem para China a posição geoestratégica de Angola, sobretudo se tivermos em conta os seus interesses comerciais no continente africano, em especial na região da SADC”, acrescentou.

     

    Por todas estas razões, disse, o Fórum de Investimento Angola – China é mais um passo para o fortalecimento das relações entre o sector privado angolano e chinês, através da construção de parcerias sólidas, capazes de dinamizar a economia nacional.

     

    O Fórum de Investimento Angola -China é uma organização da Casa Civil do Presidente da República e o Ministério do Comércio da China, em parceria com a Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP).

     

    Nesta reunião, mais de 400 empresários chineses participam na perspectiva de assinarem acordos de parcerias em várias áreas de actividade.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    Florêncio Handanga homenageia legado musical do pai com lançamento de “Ya papa”

    Florêncio Handanga, filho do saudoso músico Justino Handanga, irá lançar uma nova música intitulada “Ya papa” no próximo dia 18 de Maio, como uma...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto