Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»Música»Analise»'Chocolate com Pimenta' traz o encanto da década de 1920, com figurino e cenografia fiéis à época
    Analise

    'Chocolate com Pimenta' traz o encanto da década de 1920, com figurino e cenografia fiéis à época

    Rosa De SousaPor Rosa De Sousa30 de Março, 2016Sem comentários4 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

     

    O estilo e extravagância da década de 20 na novela das 20h00 da Globo ON

    Os charmosos e elegantes figurinos de ‘Chocolate com Pimenta’ têm chamado a atenção dos telespectadores da Globo ON. Responsável pelo trabalho, o figurinista Lessa de Lacerda procurou referências no seu álbum familiar para compor as roupas e acessórios da trama. O profissional conta que, ao longo da novela, tinha à sua disposição uma bordadeira e uma chapeleira para montar uma caracterização fiel à década de 20.

    A criação do visual dos actores teve também a parceria do supervisor de caracterização Sérgio Azevedo. Além do foco na época, os dois trabalharam de forma a que roupas e penteados dos personagens ajudassem a diferenciar as duas fases que a trama narra, marcando a passagem de tempo. Para além do visual, a preparação do elenco para os papéis incluiu palestras sobre os anos 1920, noções de confecção, aulas de baliza e prosódia.

     

    No início, a personagem principal, Ana Francisca (Mariana Ximenes) usava um corpete para achatar os seios, uns óculos, umas roupas largas e cabelo preso com tranças. Já na segunda fase, a actriz reaparece de cabelos curtos à la garçonne, com vestidos de corte enviesado, característica do fim da década. Durante o luto pela morte do marido Ludovico (Ary Fontoura), a personagem usou cerca de 40 vestidos pretos. 

     

    Outros destaques do figurino foi ainda caracterização de Kayky Brito, típica de uma menina de época. O actor usava vestidos, laços, sapatos de boneca e collants para cobrir os pêlos das pernas. Além disso, teve de esticar os cabelos através de uma técnica que consiste na aplicação de cabelos naturais que são descoloridos, tingidos e agrupados por tamanho em mechas, coladas aos cabelos dos actores por meio de placas de queratina que derretem com o calor. Para preencher os cabelos do personagem, Kayky usou quase 300 dessas mechas. Bárbara, personagem de Lilia Cabral, também teve uma transformação no visual. Ao voltar para Ventura completamente careca, a personagem precisava usar uma peruca de franjas que, volta e meia, ficava torta na cabeça. O efeito resultante da maquilhagem aliada aos recursos de computação gráfica surpreendeu tanto que muitos telespectadores se questionaram se a actriz havia realmente rapado os cabelos. Já para a personagem de Jezebel (Elizabeth Savala), o figurinista inspirou-se no estilista Ertó, famoso nos anos 20 pelo seu estilo exótico e romântico.

     

    Cenários únicos

    A fictícia vila Ventura, coordenada por José Cláudio Ferreira dos Santos e Eliane Heringer, foi construída numa área de 6.000 m² na Central Globo de Produção (Projac), inspirada em cidades que sofreram influências de várias colonizações.Um dos principais locais da cidade cenográfica era a famosa fábrica de chocolates de Ludovico, um casarão antigo com paredes de tijolo, em estilo inglês do início do século XX. No entanto, outros cenários também marcaram a pequena cidade de Ventura, como o hotel da personagem Margot, com uma fachada inspirada no hotel Quitandinha de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e o interior remetendo à França dos anos 1920; enquanto isso, a estufa de plantas localizada na praça central, foi construída com base na catedral de Nova Trento, de Santa Catarina.

     

    No estúdio, destacou-se o interior da fábrica de chocolates, compartimentada em módulos e com uma loja de estilo francês na frente. Contava com um forno cenográfico de ferro fundido do tamanho de um fogão industrial de dez bocas. Porém, uma fábrica de chocolates não é nada sem os deliciosos doces, por isso, a equipa de cenografia desenvolveu uma linha de chocolates especialmente para a novela, com mais de 10 mil bombons cenográficos de 15 formatos diferentes. Os moradores de Ventura também cultivam outra paixão além dos chocolates: os carros. Os autênticos carros antigos usados em cena, do acervo de um coleccionador particular, contavam com um Ford Roadster original usado pela personagem Danilo, modelo T, de 1926. Descubra mais sobre essa década com a deliciosa história de ‘Chocolate com Pimenta’, nova novela das 20h, na Globo ON, canal 72 da ZAP.

    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorTitica anima o Domingo em família na Esplanada Grill
    Próximo Artigo Microsoft se reúne com investidores sobre compra do Yahoo, diz fonte
    Rosa De Sousa

    Relacionados Posts

    Jovens debatem “Imoralidade Sexual” no programa  Dia Alegre da Platina FM

    21 de Junho, 2024

    Após afastada por motivos de saúde, Anna Joyce está de volta aos palcos

    19 de Outubro, 2023

    Pérola celebra carreira de sucesso com concerto Esgotado no Capitólio

    26 de Junho, 2023

    Bucherry conta razões que levaram deixar Gueto Produções

    24 de Junho, 2023
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026

    Plutónio revela o significado da tatuagem do número 33 no rosto

    6 de Fevereiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.