O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou, na sexta-feira, que o país vai receber, no mês de Abril, 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 da Johnson & Johnson, Pfizer e Sputnik.
Conforme Franco Mufinda, trata-se de um lote de 12 milhões de doses da vacina Sputnik, para imunizar seis milhões de pessoas, mais de quatro milhões da Johnson & Johnson e mais de um milhão da Pfizer.
Franco Mufinda, que falava no final do segundo dia da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Huíla, assegurou que o Governo já estabeleceu acordos com a União Africana e a Rússia para o fornecimento das vacinas acima referidas, a partir do próximo mês.
Para o efeito, em Decreto Presidencial tornado público na sexta-feira, 26, o Presidente da República autoriza a despesa e abertura do procedimento de contratação simplificada para a aquisição das vacinas em causa no valor estimado em 111 milhões de dólares.
De acordo com Franco Mufinda, além das vacinas já citadas, o pais vai usar outras com eficácia comprovada para pessoas com idade superior a 40 anos, lembrando que o país recebeu, quinta-feira, 200 mil doses da vacina da Sinopharm, numa doação da China.
O secretário de Estado para a Saúde Pública reafirmou a eficácia e segurança da vacina da AstraZeneca, que, desde 2 de Março, está a ser usada para imunizar profissionais de saúde, idosos, com idade acima dos 6 5 a n o s , p e s s o a s c o m comorbilidades, efectivos dos órgãos de defesa e segurança, educadores de infância e professores.
As autoridades sanitárias prevêem vacinar 54 por cento da população, um total de 16.823.284 indivíduos maiores de 16 anos.
O país recebeu mais 200 mil doses, somando, no total, 824 mil doses de vacina.