Em cerimónia oficial em Pequim, a nova Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola entregou as Cartas Figuradas às autoridades chinesas, marcando o início do seu exercício diplomático.
Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen deu início às suas funções como representante máxima de Angola na República Popular da China, ao entregar esta segunda-feira, 8 de Abril, as Cartas Figuradas ao Ministro Assistente dos Negócios Estrangeiros da China, Hong Lei.
O encontro, além do protocolo diplomático habitual, foi aproveitado para reforçar os laços de amizade e cooperação entre Angola e China. Segundo foi avançado, ambos os países reafirmaram a vontade de continuar a trabalhar em conjunto para aprofundar as relações bilaterais, elevando o nível de parceria estratégica existente.
No seguimento da entrega das Cartas Figuradas, Dalva Ringote Allen foi igualmente recebida pelo embaixador e director-adjunto para África do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Bing. Nesta ocasião, foram revistos os projectos em curso financiados por instituições chinesas e discutido o ponto de situação do financiamento no âmbito da FOCAC (Fórum de Cooperação China-África).
As Cartas Figuradas são o documento oficial que permite ao diplomata iniciar funções no país de acolhimento. O próximo passo será a entrega das Cartas Credenciais ao Chefe de Estado e do Governo da China, Xi Jinping, formalizando assim, em definitivo, o início das suas actividades diplomáticas.
Por: Vanilson Gourgel