O deputado e membro do Bureau Político do MPLA, João Diogo Gaspar, venceu o concurso de investigação científica realizado na Tanzânia durante o seminário sobre o “Caminho da Modernização, Correspondente às Próprias Realidades do País: Exploração e Intercâmbio entre o Partido Comunista da China e os Seis Partidos Políticos do Sul de África”, organizado pelo Partido Comunista Chinês (PCC).
O anúncio foi feito pela Embaixada Chinesa em Angola e a cerimónia de premiação ocorreu nesta segunda-feira, 6 de novembro, em formato virtual.
O trabalho científico do deputado João Diogo Gaspar, que coordenou a delegação angolana que representou Angola no referido seminário, recebeu o Prémio de Primeiro Escalão e teve como tema “Compreensão do Pensamento de Xi Jinping Sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era”. O objetivo do estudo é buscar a satisfação dos povos e o fortalecimento da economia chinesa, projetando uma visão para 2020/2030, com o objetivo de reduzir o índice de pobreza e fome.
“Este prémio tem um grande significado, pois exigiu muito empenho e dedicação. Quando se trata de uma premiação com dimensão internacional, significa que Angola possui profissionais capazes de enfrentar os desafios do presente e do futuro”, afirmou o deputado.
“Apesar das incertezas econômicas globais, a cooperação sino-africana, em geral, e sino-angolana, em particular, continuará sendo o pilar estratégico de cooperação internacional mais dinâmico, consistente e forte. Somente dessa forma a África poderá superar o impasse do desenvolvimento desejado”, acrescentou.
Neste concurso investigativo, que contou com a participação de 200 concorrentes de mais de 30 países africanos, os participantes foram desafiados a refletir sobre a relação entre a China e os países africanos, bem como os caminhos a serem percorridos para melhorar essas relações, resultando no contínuo desenvolvimento das nações envolvidas. O pensamento de Xi Jinping para a Nova Era e sua conexão com a África também foram abordados no trabalho.
Além de João Diogo Gaspar, outros membros da delegação angolana obtiveram lugares de destaque, como as camaradas Erika Aires, Dolina Tchinhama e Eduarda Zacarias, que conquistaram o terceiro escalão.
A cerimónia foi testemunhada por Ângela Bragança, Secretária para o Departamento de Política de Quadros do Bureau Político do Comité Central do MPLA e Deputada à Assembleia Nacional, bem como representantes do Partido Comunista Chinês e convidados.
A formação de quadros e o contínuo investimento na juventude estão alinhados com a visão estratégica do Presidente