Por: Helder Lourenço
É recorrente os conflitos entre os alunos das escolas públicas no centro da cidade capital, e na semana transacta viralizou nas redes sociais um vídeo de um grupo de estudantes a agredir um aluno do Instituto Médio de Economia de Luanda/IMEL, e um dos motivos que está na base dessas “rixas” são as “meninas”, segundo relatos das “zungueiras” e dos próprios estudantes.
“Os meninos do IMEL não podem conquistar as meninas do IPIL/Makarenko”, disse uma das zungueiras; “É confusão grande mesmo, se não saiu morte é porque Deus evitou, senão era mesmo confusão grande”, disse outra.
Os conflitos no Largo das escolas é o “prato do dia” entre os estudantes das instituições circunvizinhas, com grande destaque para o IMEL e o IPIL (Instituto Politécnico Industrial de Luanda/Makarenko).
Lembrar que fazem parte do famoso Largo das Escolas as seguintes instituições: Ngola Kiluanje, Juventude em Luta, IMEL, IMNE Marista, IMCL (Instituto Médio Comercial de Luanda), Escola Nzinga Mbandi e Escola 1.º de Maio.