Por: Hélio Cristóvão
Uma vez mais a DStv Angola, empresa de televisão por satélite, juntou-se ao festival de cinema “Unitel Angola Move”, na sua segunda edição, para apoiar através de formações específicas os profissionais angolanos da área de ficção.
Com foco no conteúdo local, segundo explicou Estefânia Sousa, Directora dos Assuntos Corporativos da DStv Angola, o projecto enquadra-se dentro da responsabilidade social da DSTV, através da “Multichoice Talent Factory”, que visa melhorar as competências técnicas, teóricas e profissionais dos jovens criativos africanos e estabelecer oportunidade de networking para que possam melhorar o trabalho que apresentam.
“Este nosso foco no suporte aos projectos de ficção nacional, mais concretamente na qualificação dos profissionais deste sector faz todo o sentido, somos o maior investidor no conteúdo local em África e quanto melhor for a qualidade de produção no continente, maior será a qualidade dos conteúdos que poderemos passar”, começou por dizer.
Estefânia Sousa acredita que o investimento na qualificação dos profissionais é crucial e que ao nível da indústria da televisão, África tem um espaço grande para crescimento.
“Vamos ter duas master class, vamos consultar os produtores para definirmos os temas destas, em princípio, pode ir desde a cinematografia a direcção de fotografia. Serão temas mais específicos e que efectivamente os produtores e participantes identifiquem como necessidade para melhorarem a sua oferta de conteúdo”, concluiu.