- Publicidade -

Em Grande Entrevista: Nadir Tati: "Sou uma cidadã do Mundo "

em

|

Visualizações

and

comentarios

 

 

Fui registrada como… Nadir Luzianne Casimiro Tati

MMFC0073

Nascimento: Luanda- Angola
Na TV assisto: Tudo sobre noticias, moda, crimes e animais

Não assisto na TV: Novelas

Nas horas livres: Tenis e natação

No cinema: A cor Purpura 

Música: Jazz
Livro: “The Law of Power” de Robert Greene

Prato predileto: Gambas ao alho

Pior presente: Uma langerie que não entrava
O melhor do guarda-roupa: Vestidos, não vivo sem eles
Perfume: Chanel sempre!

Mulher bonita: Leila Lopes Miss Angola

Cantor: George Benson

Cantora: Aretha Franklin

Ator: Denzel Washington

Atriz: Angelina Jolie 

Animal de estimação: Tartaruga , tenho uma em casa

Escritor: Paulo Coelho

Arma de sedução: O meu Corpo

Melhor viagem: “Holywood”

Sinônimo de elegância: jacqueline Kennedy
Melhor notícia: Quando soube que ia ser mãe

Inveja: sentimento que detesto! Muito feio nas pessoas.
Ira: Transito. Faz-me mal.
Gula:
Starbuks café Caramel Macchiato e comida Japonesa

Cobiça: tops e tops do mundo da moda

Luxúria: “ relogios e Sapatos”

Preguiça: Sair a noite , ir a uma discoteca
Vaidade: adoro pensar no que vou vestir, no que vou comer e gosto de ser bem servida

Mania: “Chata” estou sempre a trabalhar e a tentar que os outros sigam o meu ritimo que é pesado. Durmo muito pouco!

Filosofia de vida:” Seja forte onde se é fraco”

Lagrimas Representam quase sempre felicidade e algumas vezes tristesa

 

 

 

 

 

Platina Line: É mulher de varias profissões e varias facetas, O que responde quando lhe perguntam qual é sua profissão?

Nadir: Estilista, consultora de moda e sociologa Criminal.

 

 

 

Platina Line: Tem exercido a sua profissão em todas áreas ?

Nadir: Não. Neste momento dedico muito tempo à moda. Também escrevo sobre Criminologia e dou o meu contributo nesta area quando me é solicitado.

 

 

 

Platina Line: Como começou a sua história no mundo da moda?

Nadir: Primeiro como modelo enquanto residi na Africa do Sul e depois como estilista. Desde pequena que gostava de desenhar e assinar o meu nome em tudo o que era papel em casa. Tudo começou muito cedo por influencia da minha mae que era secretária principal numa empresa de petroleos, costureira, cozinheira,barbeira e tem 5 filhos! Penso que desta maravilhosa mulher herdei este espirito de luta.

 

Fotos_Press

 

Platina Line: E como foi a sua passagem como Modelo?

Nadir: Interessante, pois na altura o numero de modelos negras era mesmo reduzido. Em Cape town consegui fazer trabalhos bonitos e conheci pessoas interessantes ligadas a este mundo da moda. Por ter caracteristicas muito especificas consegui bons trabalhos. Eu sempre gostei de moda e de tudo o que envolvia a moda. A minha paixao pela fotografia também começou nesta altura. Não vivo sem a minha maquina fotografica, ela vai comigo a todo o lado e tenho trabalhos lindos que um dia irei divulgar.

 

 

 

Platina Line: Sei que viveu em muitos países, Foi fácil viver fora de Angola?

Nadir: Não foi dificil. Quando somos afastados dos nossos amigos e familia é sempre estranho mas rapidamente nos recompomos e temos que ter a capacidade de nos adaptar e seguir os objectivos traçados por mim e pela minha familia fazendo com que deste modo tudo seja bem mais facil. Lembro-me que quando vivi na China achava sempre que estava perante um desafio pesado começando pela língua e a prória cultura Chinesa, mas desde cedo aprendi que” a melhor forma de começar é extamente no lugar que estou!. Mas, fora disso os Estados Unidos, Portugal, Alemanha incluindo o Mexico foi muito interessante.

 

 

 

Platina Line: A moda serviu para mostrar que ninguém é perfeito e que a beleza não é a perfeição. Há até, nas passerelles das principais capitais europeias, a procura da vulgaridade, fala-se no culto do feio… qual é seu conceito sobre isso?

 

Nadir: Não gosto do estilo extremamente perfeito. A minha definição é  algo entre o extremamente feio e o extremamente fantastico. Nos desfiles as pessoas esperam por surpresas e excitação e isso diz tudo.

 

 

 

Platina Line: A fama , e em tão pouco tempo ser uma das grandes mulheres da moda Angolana , são expressões que a assustam.

Nadir: Não. A fama não é importante,  o importante é poder vestir uma pessoa e fazer com que ela seja feliz e desta forma ir conquistando varias pessoas e o mundo. Gosto de desenhar roupas que revelam personalidade e que cada uma delas seja uma nova história.

 

 

 

Platina Line: Há traços que definem o seu estilo, neste caso e falando na roupa para mulher, podemos considerá-la muito feminina, africana e original.?

Nadir: Sou uma cidadã do mundo e o meu estilo reflete isso mesmo tem a ver com a minha personalidade e a minha forma de estar. Sou muito feminina, africana e não tenho como esconder pelo contrario sempre tirei vantagem desta minha originalidade. O ser diferente, adoro ser diferente.

 

 

Platina Line: Como é o seu processo criativo? Fale sobre a escolha do tema das suas coleções até seus aspectos gerais.

Nadir: A coleção é composta por muitos componetes desde as horas ou meses de estudo do tema escolhido , a compra de tecidos e de varios materiais, a forma como desenho até ao resultado final que é a apresentaçao e o trabalho com os modelos tudo isto acompanhado de de uma boa dose de inteligencia, paciência, espirito e sensualidade.

 

 

nadir

Platina Line: às novas tecnologias de design e de informação, estão presentes no seu processo de Criação?

Nadir: As minhas peças são verdadeiras e originais . Enquanto vivi no exterior não tinha como fugir a todo o processo de design informatico mas aqui em angola este tipo de tecnologia infelizmente ainda não funciona.

 

 

 

Platina Line: O que é mais importante no processo criativo de um estilista, a criatividade ou a intuição?

Nadir: A criatividade é extremamente importante no processo de criaçao pois sem ela não conseguimos desenvolver ideias e adaptar estas ideias ao produto que esta a ser feito juntando a intuição pois é necessário estarmos atentos e saber qual a melhor altura para se por em pratica o que foi criado. Nem sempre resulta pois é uma questão de precisão, saber qual é o momento certo.

 

 

 

Platina Line: No Mundo da moda o que é mais importante ter algum talento natural ou “constrói-se” esse dom com a experiência?

Nadir:E importante ter um talento natural. Será sempre mais facil. Tenho estado com alguns jovens que querem ser estilistas e é impressionante a força da heridetariedade. Os jovens que tem um membro da familia que gosta de moda ou que costura já está a um passo em relaçao aos outros. Agora também podemos contruir e desenvolver este dom. Muitos estillistas começaram tarde e hoje estao entre os melhores no mundo.

 

 

 

Platina Line: Nadir, Fale-nos sobre a Coleção “ A Força de áfrica” que vai apresentar em Nova York , nos Estados Unidos . Como foi o processo criativo para montar esta coleção?

Nadir: A força de Africa é uma coleçao inspirada em Africa mais precisamente nos paises africanos que conheço. Foi a minha maneira de dar o meu contributo a africa e especialmente a mulher Africana que está presente no meu dia a dia.

Tenho sempre duas coleções anuais e é com base neste calendario que me inspiro tendo em conta a localizaçao e o factor tempo. Os Estados Unidos da America é um país que vivi algum tempo mas precisamente na Carolina do Norte onde tive a oportunidade de observar o desenvolvimento da moda africana que era nulo e o número de americanos com uma forte descendencia Africana é muito grande entao, existe um mercado grande na procura dos tecidos, da comida, na procura de uma identidade e com o Africa Fashion Week Nova Iork eu senti a importancia em levar a este povo as suas origens africanas.

 

 

 

Platina Line: Já agora conte-nos como surgiu convite para estar neste prestigiado evento da moda ?

Nadir: Os organizadores dos eventos de moda estao atentos aos eventos que vao surgindo em todo o mundo. Africa é um continente que tem mostrado um grande desenvolvimento neste sector e ai o interesse em divulgar o melhor que este continente tem para oferecer.

 

 

 

Platina Line: Que dica você dá para os estilistas que estão como você entrando a tão pouco tempo no mercado? Em sua opinião, existe mesmo a famosa ‘fórmula para o sucesso’?

Nadir: Eu tenho 8 anos no mercado como estilista e mais de 15 na moda portanto é uma area que conheço e sei que posso fazer a diferença, nunca para ser mais uma . E preciso trabalho e acreditar no nosso trabalho. Temos sempre um ponto de partida e o interessante é subir a montanha e divertir-se em cada passo para atingir o cimo da montanha se não nunca seremos felizes.

 

 

nadir_tati

 

Platina Line: A moda em Angola tem dado passos significativos? 

Nadir: Com certesa. Falar de moda hoje é falar de desenvolvimento. Temos alguns eventos como o Angola Fashion Weeek, o Moda Luanda, O Huila Fashion, Fashion Business Angola e outros que já tem movimentado milhares de pessoas e temos visto um aumento significativo de Estilistas nacionais e Internacionais a fazerm parte destas festas de moda e nesta ordem de ideias é necessário continuar a acreditar nas capacidades destes criadores fazendo com que se comece a exportar o que é nosso o que irá beneficiar o país contribuindo deste modo para o desenvolvimento da económia Angolana

 

 

 

Platina Line: Dedica muitas horas ao seus trabalhos? 

Nadir: Muitas! O trabalho de um artista é um trabalho que nunca termina. Praticar e cultivar habitos de discilina é importante para a realizaçao de qualquer sonho. Sou muito observadora e estou sempre a criar. O trabalho em grupo encoraja o desenvolvimento de ideias e isso é fundamental.

 

 

Platina Line: Que trabalhos notáveis já realizou em Angola?

Mister Angola 2008, Miss Angola Espanha 2010, Angola fashion Week, Moda Luanda, Moda cabinda, Huila Fashion e o Fashion Business Angola.

 

nadir56

 

Platina Line: Existe um ponto alto da sua carreira?

 

Nadir: Cada evento representa um ponto alto. Não tenho limites.

 

 

Platina Line: Que trabalhos gostava de fazer e ainda não fez?

Nadir: Gostava de trabalhar e dedicar mais tempo as crianças de rua, as crianças de Angola, as crianças abandonadas pois foi por isso que me formei em sociologia Criminal mas como tudo … o dia só tem 24 horas.

Platina Line: E o que falta para materializar essa ideia?

Nadir:

Share this
Tags

A Bombar

Panguila ganha novo encanto turístico: Hotel Mifuma Paradise abre portas com glamour e muitas promessas

O município de Panguila, na província do Bengo, viveu ontem, 4 de Abril, um dos momentos mais aguardados da região: a inauguração oficial do...

TAAG realiza primeiro voo comercial de passageiros com o Boeing 787-9 Dreamliner

Luanda, 5 de Abril de 2025 – A TAAG Linhas Aéreas de Angola realizou hoje o seu primeiro serviço comercial de passageiros com a nova...

Primeira-Dama da República prestigia a 2.ª edição do “Talentos da Paz” no Espaço Aplausos

Ao som da canção popular “Umbi Umbi”, cerca de 75 formandos deram início às apresentações da 2.ª edição do evento “Talentos da Paz”, promovido...

- Publicidade -

Artigos Recentes

- Publicidade -

Mais como isto