Por: Helder Lourenço
O escritor angolano, Nituecheni Africano, pseudónimo literário de Eugénio Afonso Gaspar, vencedor do prémio “FOX USA 2024” em Junho último, necessita de ajuda logística do Ministério da Cultura para receber o seu prémio na gala a ter lugar em Agosto, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América.
Nituecheni Africano tornou-se no primeiro escritor do continente berço da humanidade a vencer o prémio de literatura nos Estados Unidos, num universo de mais de 120 participantes de vários países do mundo. O escritor, em entrevista ao PLATINALINE, revelou que precisa de apoio financeiro para uma residência provisória enquanto aguarda a realização da gala de premiação, apesar da organização do evento já ter enviado o bilhete de passagem a partir de Lisboa.
Refira-se que o escritor vai arrebatar um prémio monetário de 16 mil dólares e 2 mil exemplares da sua obra “O Recluso”, um romance que aborda temas de tráfico de influências, abuso de poder, segredos de um juiz e um réu, bem como a sapiência e astúcia do advogado. Aos 33 anos, Nituecheni Africano, nascido na província do Huambo, formado em Informática e Administração de Empresas, conta actualmente com quatro obras literárias, nomeadamente: “O Prisioneiro do Amor”, “O Vencedor dos Pães às Mos ”, “O Imigrante das Web e as Suas Tolices” e “O Recluso”, sendo detentor de vários prémios nacionais e internacionais.