As escritoras angolanas Egna Alegre de Sousa e Fátima Moniz foram condecoradas, na segunda-feira, em Castilla León, Espanha, com o título de Doutor Honoris Causa, numa cerimónia que visou reconhecer os seus projectos literários que promovem a criatividade, a esperança nas crianças e a força feminina.
De acordo com uma nota de imprensa chegada esta quarta-feira à ANGOP, a distinção foi concedida pela Câmara de Escritores e Artistas de Espanha, Peru e Suíça (CIESART), instituição que reuniu escritores e artistas de diferentes partes do mundo para celebrar a paz global e homenagear personalidades influentes na literatura e nas artes.
As autoras receberam o prémio pelo projecto “Rimas e Contos dos Pequenos”, que tem como objectivo cultivar sentimentos nobres nas crianças através da literatura, além de “Avança Mulher”, uma antologia que se transforma num legado de união e empoderamento feminino.
No mesmo evento, as duas foram igualmente galardoadas com o prémio “CIESART Tribute to William Shakespeare Awards”, na categoria Humanidades e Paz, tendo ainda Egna Alegre de Sousa conquistado o título de “CIESART 2024 Woman of the Year”.
A CIESART, com sedes legais em Espanha, Peru e Suíça, é composta por figuras de renome do campo cultural, literário e artístico, promovendo eventos internacionais de grande escala.