O documentário “Kings Of Afro House”, realizado pela Music Box, que é a plataforma musical de Sagres, terá a sua estreia internacional no Cinema Melkweg a convite da organização do evento “ADE – Amsterdam Dance Event” e da Africadelic, no dia 23 de Outubro.
Este documentário aborda as particularidades do género musical, o que o diferencia dos outros géneros, o legado que já carrega e como os seus principais agentes vêm o seu futuro. O Afro House tem levado os sons de África para o mundo e, como não podia deixar de ser, Angola tem dado cartas fortes neste sector. O género nasce na África do Sul, mas já temos muitos DJs nacionais que são fortes referências dos principais DJs internacionais do género.
O projecto MUSIC BOX, criado pela Sodiba e patrocinado pela Sagres, dedicou uma atenção especial neste último ano ao género do Afro House, e produziu e realizou, com o apoio da BMWorkz, o documentário Kings of Afro House, que juntou alguns dos melhores Djs e produtores do género no mundo
O documentário Kings of Afro House revela como estes DJs e diferentes estilos dentro do género se interligam, se inspiram e fazem acontecer os ritmos que têm vindo a emocionar o mundo da música electrónica.
Conta com artistas de várias nacionalidades: Angolanos, Sul Africanos, Canadianos, Alemães, Italianos e Cabo-Verdianos, entre eles: Afropupo, Floyd Lavine, Djeff, Wilson Kentura, Paso Doble, MoBlack, Afro Killerz, Hyenah, Enoo Napa, Irmãos Alves e Satélite.
Este documentário oferece uma visão global da vida de cada um destes artistas, apresentando Afro House como uma experiência sensorial de sons e perspectivas. Originalmente, Kings of Afro House consistiu em 11 pequenos episódios, mas para esta estreia internacional em Africadelic x ADE eles foram transformados num grande documentário musical.
Africadelic é uma organização sem fins lucrativos dedicada a estimular a criatividade cultural e a diversidade de África (incluindo a diáspora africana). A organização desenvolve, produz e promove festivais e outras iniciativas socioculturais, como concertos de música, dança, exibição de filmes, exposições de arte e debates críticos, com foco na diversidade e criatividade cultural dentro e fora de África.
O Amsterdam Dance Event (ADE) por sua vez é uma conferência e festival de música electrónica, que acontece anualmente na capital holandesa. Este ano este grande evento acontecerá num formato especial, tendo em conta o momento que vivemos a nível mundial.
Para André Cardiga, Head of Digital da Sodiba, que foi a pessoa que sonhou com o projecto em primeira mão “É um orgulho para nós Angolanos a realização deste sonho. Este documentário é, acima de tudo, um tributo ao género Afro House e aos artistas, e sermos convidados a fazer a sua estreia internacional num dos maiores eventos de música electrónica do mundo, a conferência ADE (Amsterdam Dance Event) deve ser motivo de orgulho para todos nós.