Por: Stella Cortêz
A amenorreia é a ausência de menstruações no período em que ela devia acontecer. Para melhor esclarecimento do assunto, a Gineco-obstetra Ginga Niza falou, durante a edição desta terça-feira, 12 de Abril, na rubrica “Saúde para o povo”, do programa Dia Alegre, sobre a origem, causas e sintomas.
A mestre em gestão hospitalar, começou por descrever que, a Amenorreia não é exactamente uma doença, mas sim uma disfunção que corresponde à ausência de menstruação, ou seja, quando a mulher fica muito tempo sem menstruar.
“Quando uma mulher fica mais de três meses sem menstruar, nós cientificamente chamamos de Amenorreia secundária. Já a amenorreia primária, ocorre em meninas até aos 13 anos, e não tem o desenvolvimento daqueles que são os primeiros sinais de puberdade, ou seja, não tem pelos, mamas e menstruação e, para as meninas que atingem os 15 anos e apresentam esses sinais, porém não têm menstruação, também é considerado amenorreia”, disse.
A propósito das causas que poderão estar na base da Amenorreia, a Gineco-obstetra fez saber que são inúmeras, como má formação, problema hormonais e a obesidade, que impede a saída do sangue menstrual.
“É sabido que as hormonas são substâncias que estimulam o organismo dar alguns sinais, como o menstrual e da maternidade, e se esse eixo hormonal ou substâncias não estiverem bem desenvolvidas faz com que as meninas não atinjam a maturidade sexual na altura certa”, explicou a médica, acrescentando que as mulheres em idade de reprodução que vivem esse tipo de situação devem excluir sempre a possibilidade de uma gravidez.
“Muitas vezes, a ausência da menstruação pode estar relacionada com a amamentação, infecção e hemorragia no parto. O importante é saber recorrer a um especialista quando surge este tipo de situações”, concluiu.