O Governo angolano, através do Ministério da Administração do Território (MAT), desmentiu, esta terça-feira (09), as informações veiculadas por alguns órgãos de imprensa que davam conta da intenção de adquirir bandeiras da República no valor de 20 milhões de dólares, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.
Num comunicado à imprensa, o MAT esclareceu que, apesar de ter sido identificada, durante a elaboração do Plano Anual de Contratação Pública, a necessidade de aquisição de bandeiras e outros símbolos nacionais, tal proposta não foi incluída no orçamento do Ministério, nem de qualquer outra unidade orçamental responsável pelas festividades do cinquentenário da Independência.
“Como facilmente se conclui, não tendo inscrição orçamental, não está previsto, nem será desencadeado qualquer processo concursal para a aquisição de bandeiras da República no valor de 20 milhões de dólares, como tem sido veiculado”, lê-se no documento.
O Ministério reiterou ainda o seu compromisso com uma gestão pública transparente e responsável, sublinhando que todas as despesas serão executadas com racionalidade e equilíbrio, tendo em conta o actual contexto económico do país.