A modelo angolana Iracelma Francisco participou, nos últimos meses do ano transato (2025), no Fashion Show Turkey, na Turquia. Um evento no qual se destacou por ser a única modelo negra e também a única representante africana, facto que reforçou a sua presença marcante e simbólica num mercado onde a diversidade ainda é reduzida.
Ao Platinaline, a modelo de 27 anos, que começou a trabalhar na moda aos 16, revelou que permaneceu a trabalhar na Turquia após um convite do evento. Sublinhou que a recepção foi extremamente positiva desde a sua chegada e destacou que designers e profissionais da moda se mostraram encantados com a sua imagem, postura e profissionalismo, abrindo portas a novas oportunidades.
“Foi maravilhoso, porque fui muito bem aceite e recebida. Sentia-me como uma estrela”, afirmou Iracelma, enfatizando a importância da representatividade e o impacto da sua presença no evento.
Algumas marcas demonstraram, inclusive, interesse imediato em trabalhar com Iracelma, reconhecendo o seu potencial e carisma, o que, para ela, não representa apenas uma conquista pessoal, mas também um avanço na valorização da beleza africana em palcos globais.
Por: Makiesse Macondo



