Por: Arieth Silva
No seu longo desabafo nas suas redes sociais, o cantor Ivan Alekxei lamentou o facto de muitos artistas da velha guarda não aceitarem que o seu tempo já passou e que restou apenas o legado, e com isso preferem odiar os novos talentos.
Entre várias problemáticas apontadas, Ivan diz que a cultura angolana está a morrer nas composições fúteis, melodias baratas sem interesse social, que com o abraçar da mídia e das redes sociais acabam por contribuir para destruição da nova geração.
“Outro fenómeno: muitos artistas da velha guarda perderam-se no tempo e não atualizaram: ou não até, o seu tempo passou apenas e só restou o legado mas não aceitam e com isso proferem e destilam ódio dos novos talentos e sucessos dos bons que vão surgindo. Viveram a fase deles e não deixam ou tentam que os mais novos não vivam as suas”, disse.
Sem querer ferir sensibilidades, o músico aproveitou a ocasião para questionar para onde vão as receitas das cobranças que os artistas têm direito quando as suas músicas tocam em supermercados, discotecas, shows entre outros eventos.
“Direitos de autores… Para onde vão as receitas das cobranças que fazem aos supermercados, casa de músicas, discotecas, eventos caldos, shows por usarem as músicas dos artistas; porque cobram-se !!! Usam a música e o artista não vê nada”, lê-se na publicação.
Para finalizar, Ivan esclarece que não quer ferir sensibilidades, mas que se perceba que é momento de mudar, pensar no colectivo e deixar o “EU para atrás.
Pelo que, até ao momento, alguns artistas já reagiram ao desabafo do artista. Toty Sa’Med diz que está a ser corajoso; Sandra Cordeiro apoiou o artista usando emojis e o músico L’Vincy diz ser um facto.