Considerado um dos maiores eventos de moda, a Mercedes-Benz Fashion Week volta este ano a surpreender Joanesburgo com as mais recentes colecções e tendências de moda dos maiores criadores nacionais
De 7 a 9 de Março, a Cidade de Joanesburgo irá receber a Mercedes-Benz Fashion Week, uma iniciativa promovida pela African Fashion International (AFI), entidade que apoia os criadores e a indústria da moda africana, em parceria com a Mercedes-Benz. Posicionar a cidade de Joanesburgo como uma das principais capitais mundiais da moda é um dos objectivos deste evento que irá atrair milhares de visitantes.

Com esta acção, a AFI pretende sobretudo impulsionar o negócio da moda na África do Sul, aproveitando todas as suas potencialidades, e atrair os designers mais talentosos e promissores. A participação de nomes como David Tlale, Thula Sindi, Suzaan Heyns e Fabiani nesta edição, demonstram o empenho da organização em apresentar a excelência e o melhor em termos de inovação criativa e sucesso comercial.
“A parceria com a AFI para acolher a Mercedes-Benz Fashion Week tem como propósito colocar Joanesburgo no mapa da moda internacional e na vanguarda desta indústria, ao mesmo nível de cidades como Berlim, Nova Iorque e Londres”, afirmou Ruby Mathang, responsável pelo Desenvolvimento Económico da Cidade de Joanesburgo. “Estas iniciativas de design de moda são uma grande oportunidade para comunicar que a cidade de Joanesburgo está totalmente aberta para o negócio do design de moda internacional, apresentando-se como um destino de lifestyle único para turistas e consumidores de moda”.
Ao trazer este evento para Newton – uma moderna e aspiracional capital da arte, moda e design – a AFI pretende apoiar os jovens empreendedores. Esta iniciativa vai ajudar a AFI a entrar em contacto com os novos futuros talentos e facilitar a partilha de conhecimentos através de iniciativas como a AFI FastrackTM e a AFI Next Generation.
Enquanto a AFI Fastrack™ se assume como uma plataforma para licenciados na área da moda, que irá oferecer aos jovens designers a possibilidade de se darem a conhecer na semana da moda, através da participação em seminários, workshops e em sessões de aconselhamento de carreira; a iniciativa AFI The Next Generation irá oferecer, por sua vez, aos participantes do programa AFI Fastrack™ a possibilidade de desenvolverem os seus negócios através de oportunidades de crescimento contínuo, como o recente programa de aconselhamento.
EM 2013, o objectivo da AFI é que a indústria da moda contribua efectivamente para a economia da África do Sul. Ao assumir isto, a AFI mostra estar alinhada com Agência de Crescimento e Desenvolvimento de Gauteng.
Precious Moloi-Motsepe, Administrador Executivo da AFI, afirmou “Acredito, apoiado em pesquisas e conhecimento do mercado, que África terá um grande futuro na produção e consumo de bens de luxo e moda. Joanesburgo, como grande centro de negócios internacional, é a chave desse futuro. A cidade é um destino de moda, de compras e cultural de primeira linha e os seus designers são como estrelas brilhantes com um futuro muito promissor no mercado internacional”.








