Luanda – O Presidente do MPLA, João Lourenço, destacou, esta segunda-feira, em Luanda, a urgência de aumentar a oferta de energia elétrica e água potável para atender à crescente pressão demográfica do país. O discurso foi feito durante a abertura do VIII Congresso Extraordinário do MPLA, onde o líder partidário delineou prioridades para o desenvolvimento de Angola.
João Lourenço ressaltou que, além de energia e água, há uma necessidade premente de construção de mais habitações, com envolvimento do Estado, setor privado, cooperativas e autoconstrução dirigida. Sublinhou ainda a importância de construir mais escolas para incluir crianças fora do sistema de ensino, ampliar a rede primária de saúde e formar profissionais tanto da saúde quanto da educação.
O Presidente apontou a agricultura, as pescas, a indústria e o turismo como setores-chave para diversificar a economia, criar postos de trabalho e garantir maior oferta de bens e serviços. O esforço contínuo na construção de estradas foi também enfatizado como fundamental para o desenvolvimento sustentável do país.
No campo da transição energética, João Lourenço destacou o compromisso de Angola em reduzir o uso de combustíveis fósseis, optando por fontes limpas, como hidroelétrica, solar e biomassa. Essa mudança integra os esforços globais de combate às alterações climáticas, aos quais Angola pretende contribuir de forma significativa.
O líder do MPLA reforçou que esses desafios são centrais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos angolanos e reafirmou o compromisso do partido em servir a população com ações concretas e sustentáveis.
4o