Por: Nunes Hebo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encerrou hoje a sua visita oficial a Angola, marcando o fim de três dias de intensas atividades que reforçaram laços diplomáticos e económicos entre os dois países. Agora ruma para Cabo Verde onde vai fazer uma curta paragem e mais tarde segurá para os Estados Unidos de America.
Em sua despedida, aquando da cimeira, o presidente norte-americano destacou a importância dos encontros realizados e deixou uma promessa: “Eu vou voltar e fazer uma viagem no corredor do Lobito”.
A agenda de Biden incluiu uma reunião no Palácio Presidencial da Cidade Alta, onde se encontrou com o presidente João Lourenço para discutir parcerias estratégicas. O chefe de Estado norte-americano também visitou o histórico Museu da Escravatura, refletindo sobre o impacto da diáspora africana.
Em Benguela, Biden visitou o Porto do Lobito e o Corredor do Lobito, infraestrutura de importância crucial para a integração económica regional. A visita ao corredor destacou o seu potencial como um eixo de transporte e comércio que pode transformar a dinâmica económica da África Austral.
O compromisso de Biden culminou numa cimeira multilateral, também em Benguela, com os chefes de Estado da República Democrática do Congo (Félix Tshisekedi), da Zâmbia (Hakainde Hichilema), e com o vice-presidente da Tanzânia (Philip Mpango). O encontro reforçou esforços para promover a estabilidade e o desenvolvimento sustentável na região.
Ao despedir-se dos angolanos, Joe Biden expressou a sua gratidão pela hospitalidade e afirmou estar ansioso para fortalecer ainda mais os laços com Angola, comprometendo-se a regressar para explorar mais de perto o potencial do Corredor do Lobito.