Durante muitos anos, a sexualidade foi, e continua a ser, um tema envolto em tabus em muitas famílias, especialmente nas sociedades mais conservadoras. A ausência de um diálogo aberto tem alimentado a desinformação, os medos e os comportamentos de risco entre os jovens. Neste contexto, a apresentadora Mel Chaves defende uma mudança urgente de postura por parte dos pais.
Em entrevista ao PLATINALINE, Mel Chaves sublinhou a importância de os pais falarem abertamente com os filhos sobre sexualidade, considerando que esta é uma parte natural da vida humana e, como tal, não deve ser ignorada.
“É realmente importante que os pais comecem a falar mais abertamente com os filhos sobre sexualidade. Se não formos nós, pais, a dominar essa narrativa e a informar com propriedade, explicando os prós e os contras – porque a sexualidade faz parte da humanidade – e a mostrar como as coisas devem ser feitas, os nossos filhos continuarão a receber essas informações, talvez de forma deturpada“, alertou.
Mel Chaves reconheceu que muitos adultos cresceram em ambientes onde o tema era tabu, mas acredita que é essencial romper com esse ciclo. Mãe de uma jovem de 18 anos e de um adolescente, a apresentadora defende ainda que o diálogo sobre sexualidade deve ser inclusivo, envolvendo tanto raparigas como rapazes.
Por: Lindeza Admizalda