: Para comemorar o Dia de África na Terça-feira, 25 de Maio, o Grupo MultiChoice lança o M-Net Movies AfroCinema, um canal pop-up (provisório) dedicado à exibição e celebração de filmes africanos contemporâneos. O Canal AfroCinema estará disponível de Sexta-feira, 21 de Maio, a Domingo, 30 de Maio de 2021, na posição 198 para os clientes premium e mega na DStv.
O Canal Afro-Cinema tem uma curadoria para celebrar a diversidade cultural africana, apropriadamente reflectida e capturada no trabalho que está a ser produzido por cineastas de todo o continente. Através da colaboração e da transformação de desafios em possibilidades, as indústrias cinematográficas locais em todo o continente produziram produções premiadas que lançaram as carreiras de muitos realizadores, produtores e estrelas, ao mesmo tempo que levam as histórias africanas “para nós, por nós” a nível global.
“Na sua essência, o Dia de África trata de celebrar a unidade e o sucesso africanos, bem como de reconhecer os desafios que se avizinham. A pandemia atingiu duramente a indústria cinematográfica, e os cineastas africanos não foram poupados. Este Dia de África, queremos celebrar o talento e a resiliência da indústria cinematográfica do continente com o lançamento deste festival de filmes africanos onde o nosso público pode desfrutar do AfroCinema a partir do conforto das suas próprias casas“, disse Yolisa Phahle, CEO do Grupo MultiChoice da General Entertainment and Connected Video.
Alguns dos filmes empolgantes a aguardar com expectativa incluem;
– Sunset em Makoko (Nigéria), que nos leva a um dos maiores bairros de lata flutuantes em África, chamado Makoko. Localizado na cidade nigeriana de Lagos, Pôr-do-sol em Makoko apresenta um lugar onde, independentemente do desespero, a comunidade ainda se esforça por viver com alegria e irradiar esperança. Allen Onyige, um cineasta nigeriano e ex-aluno da Academia MultiChoice Talent Factory (MFT), realizou o filme.
– Ar Condicionado (Angola), Quando os aparelhos de ar condicionado começam a cair misteriosamente na cidade de Luanda, Matacedo (segurança) e Zezinha (empregada doméstica) têm a missão de recuperar o ar condicionado do patrão.
– Ensulo (Quénia), é o produto da Turma de 2018 da Academia da Região Austral da MultiChoice Talent Factory (MTF). Em Ensulo, o rei de um reino tradicional imaginário fica gravemente doente, e a sua filha é forçada a liderar o reino. Mas a sua capacidade de governar é posta à prova quando uma empresa de engarrafamento de água descobre o abastecimento de água sagrada do reino. É dirigida por Jamal Kishuli, e o elenco inclui Michelle Tiren, Claude Judah, Jacob Otieno, Raymond Ofula, e Cindy Kahuha.
– Comboio de Sal Açúcar (Moçambique), este é um filme ambientado em Moçambique durante uma guerra civil onde um único comboio que liga o país ao Malawi vê passageiros a arriscar a vida para viajar no comboio para escapar. Licínio Azevedo dirigiu este drama galardoado.
– Joba (Nigéria), segue a vida de um casal cristão cuja fé é posta à prova. Joba é uma história sobre amor, força e fé. É realizado pelo realizador Biodun Stephen e as estrelas Blossom Chukwujekwu, Enado Odigie, Christine Osifuye, Ronke Ojo, e Chris Iheuwa.
– Back of the Moon (África do Sul), segue a vida de um gangster na África do Sul que encontra algo pelo qual vale a pena viver. Angus Gibson, um nomeado ao Óscar, dirige um elenco que inclui Richard Lukunku, Lemogang Tsipa, S’dumo Mtshali, Thomas Gumede, e o cantor Moneoa Moshesh.
FILMES TOP 10
- AIR CONDITIONER – Angola
- SEW THE WINTER TO MY SKIN – África do Sul
- BED OF THORNS – Uganda
- PAYBACK – Zâmbia
- PROMISES – Quénia
- I AM NOT A WITCH – Zâmbia
- TRAIN OF SALT AND SUGAR Moçambique
- THE GHOST AND THE HOUSE OF TRUTH – Nigéria
- ENSULO – Quénia
- MOMS AT WAR – Nigéria
Visite o website da M-Net: https://m-net.dstv.com/channel/afrocinema-198 para conteúdo exclusivo e junte-se à conversa no Twitter @mnetmovies, Instagram e Facebook usando #MMAfroCinema e #MMpopup.