Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    Governo prevê crescimento de 4,2% em 2026 enquanto agências internacionais apontam cenário mais moderado para economia angolana

    6 de Fevereiro, 2026

    PayPay eleita pela Unitel como melhor agente de serviços e produtos em 2025

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»* Ecologia e Meio Ambiente»Novo estudo da National Geographic define o limite da Torre de Água das terras altas de Angola
    * Ecologia e Meio Ambiente

    Novo estudo da National Geographic define o limite da Torre de Água das terras altas de Angola

    Platina LinePor Platina Line14 de Julho, 2023Sem comentários6 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    Um novo artigo académico de uma equipa de pesquisadores do Projecto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic é o primeiro a definir cientificamente o limite da Torre de Água das Terras Altas de Angola dentro do Planalto Central do Bié em Angola – um passo importante na conservação e garantia da segurança da água para milhões de pessoas.

    Luanda, 14 de Julho – Devido à falta de neve e gelo permanentes, os mapas globais normalmente retratam a África como se não tivesse torres de água – mas uma equipa de pesquisadores do Projecto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic (NGOWP) desafia esta ideia, num novo artigo publicado na edição de Julho da Springer’s Environmental Monitoring and Assessment. 

    Angola é uma fonte de muitos rios importantes na África Austral e é referida como a “torre de água” da região; as suas terras altas armazenam grandes quantidades de água doce, que corre centenas de quilómetros rio abaixo, eventualmente alimentando pessoas, projecto agrícolas e a natureza em algumas regiões mais áridas do sul de África. 

    No entanto, apesar de sua importância ecológica e hidrológica, dentro da ciência académica, a falta de limites definidos em torno da Torre de Água das Terras Altas de Angola (Angola Highlands Water Tower – AHWT), tem dificultado os esforços globais para protegê-la e preservá-la. 

    O artigo descobriu que uma média de 423 quilómetros cúbicos de chuva cai sobre a AHWT a cada ano – o que equivale a quase 170 milhões de piscinas olímpicas. A AHWT, conforme indicado no artigo, ocupa uma área de 380.382 quilómetros quadrados, fornecendo recursos de água doce para sete países: Angola, Zâmbia, Zimbábue, Moçambique, República Democrática do Congo, Namíbia e Botswana. Além disso, a AHWT fornece água para algumas das áreas de biodiversidade mais importantes do mundo, incluindo o Delta do Okavango, que fornece um habitat vital para espécies icónicas, incluindo a maior população remanescente de elefantes africanos em via de extinção.

    Este é o primeiro artigo académico a definir o limite da AHWT como uma área do Planalto Central do Bié em Angola acima de uma elevação de 1.274 metros. O NGOWP definiu o limite da AHWT usando 40 anos de dados regionais de precipitação. Como a maioria das torres de água da África, a Torre de Água das Terras Altas de Angola carece de neve ou gelo – seu abastecimento constante de água é possibilitado pelo fluxo gradual de águas subterrâneas, lagos de fonte nas terras altas e extensas turfeiras. 

    Definir o limite da AHWT é um passo que se exige na conservação e garantia da segurança hídrica para milhões de pessoas em meio ao rápido crescimento populacional da África, diz o artigo.  

    A AHWT é a fonte a sul da Bacia do Congo, a fonte ocidental da Bacia do Zambeze e a única fonte de água da Bacia do Cubango-Okavango e do Delta do Okavango. Aproximadamente 95% da água que flui para o Delta do Okavango, no Botsuana, provém da precipitação nas terras altas angolanas. O Delta do Okavango é formalmente protegido pelo Botsuana e é reconhecido como Património Mundial da UNESCO e como Zona Húmida de Importância Internacional (Zona Ramsar). No entanto, a recém-definida Torre de Água das Terras Altas de Angola carece de tais protecções – apesar de ser a fonte do Delta.  

    “Definir a Torre de Água das Terras Altas de Angola e quantificar as suas contribuições para os rios à jusante é um passo importante para a conservação deste recurso de extrema importância,” disse o Dr. Mauro Lourenço, principal autor do artigo e ecologista geospacial e analista de dados da Wild Bird Trust, que co-fundou o NGOWP com a National Geographic Society e implementa localmente ciência e conservação. “As torres de água da África foram negligenciadas pela ciência devido às torres de água que normalmente requerem neve permanente ou cobertura de gelo. Este artigo nos mostra a importância de torres de água alternativas – caracterizadas por florestas e extensas turfeiras – e suas implicações para o abastecimento de água, segurança alimentar e biodiversidade em toda a África Austral.”

    Dr. Lourenço acrescentou: “Angola, como muitos países africanos, é uma economia emergente com uma população em rápido crescimento e uma procura crescente de recursos de água. Precisamos continuar a estudar e entender o funcionamento da AHWT e de muitas outras torres de água africanas e seu papel no fornecimento de água para as pessoas e a vida selvagem”. 

    Entre 2000 e 2022, a população de Angola duplicou para 35,59 milhões de pessoas. As projecções populacionais para 2050 e 2100 indicam que a população de Angola deverá duplicar novamente, atingindo potencialmente 72,33 e 132,90 milhões em 2050 e 2100, respectivamente. É fundamental garantir que os desenvolvimentos para acomodar o crescimento populacional sejam sustentáveis e não perturbem a integridade ambiental e o funcionamento hidrológico da AHWT, diz o artigo. Isso requer uma compreensão contínua do funcionamento e do papel da AHWT no fornecimento de água às bacias vizinhas. 

    “A Torre de Água das Terras Altas de Angola não é apenas a pedra angular para o futuro da África Austral e sua resiliência de longo prazo às mudanças climáticas, mas também tem uma profunda importância cultural e espiritual. Chama-se ‘Lisima Lya Mwono’ (Fonte de Vida) na língua Luchaze, e as pessoas que vivem aqui sustentaram esta paisagem através das suas tradições e conhecimentos”, disse o Dr. Steve Boyes, Explorador da National Geographic e fundador do Projecto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic. “Agora que definimos os limites da Torre de Água das Terras Altas de Angola dentro da ciência académica, precisamos protegê-la, em parceria com as comunidades. Um primeiro passo importante é o reconhecimento da torre de água como Zona Húmida de Importância Internacional (Zona Ramsar) e estamos ansiosos para garantir essa designação”. 

    SOBRE O PROJECTO DE VIDA SELVAGEM DO OKAVANGO DA NATIONAL GEOGRAPHIC 

    Desde 2015, o Projecto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic tem trabalhado com comunidades e governos para garantir protecção permanente e sustentável para a grande Bacia do Cubango-Okavango – que abrange Angola, Namíbia e Botsuana. Uma equipa de exploradores da National Geographic, especialistas locais e regionais e parceiros do Wild Bird Trust estão a trabalhar para conseguir isso por meio de pesquisas científicas rigorosas, projectos impactantes de educação para a conservação, estabelecimento de sistemas de protecção orientados pela comunidade e narrativas sobre o ecossistema e as pessoas que vivem nestas zonas. Saiba mais em www.nationalgeographic.org/projects/okavango/. 

    SOBRE A NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY

    A National Geographic Society é uma organização sem fins lucrativos que usa o poder da ciência, exploração, educação e narrativa para estimular e proteger a maravilha do nosso. Desde 1888, a National Geographic ultrapassou os limites da exploração, investindo em pessoas ousadas e ideias transformadoras, fornecendo mais de 15.000 bolsas para trabalho em todos os sete continentes, alcançando3 milhões de estudantes a cada ano por meio de ofertas educacionais e envolvendo o público em todo o mundo por meio de experiências, histórias e conteúdos exclusivos.

    Para saber mais, visite www.nationalgeographic.org ou siga-nos no Instagram, LinkedIn e Facebook.

    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorMédicos esclarecem questões ligadas a doenças respiratórias do Cacimbo
    Próximo Artigo “Balilson BCC não tinha  agente, tinha alguém que atendia telefonemas”, afirmam agentes musicais
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    UNITEL e Otchiva unidas na 2.ª Edição da Campanha de Plantação e Reflorestação do Ecossistema Mangal

    3 de Novembro, 2025

    Administração Municipal do Tômbwa implementa projecto de consciencialização ambiental no seio dos munícipes

    11 de Julho, 2023

    Kambas do Ambiente de “Kimbito” leva rubrica sobre educação ambiental infantil à Rádio Escola

    13 de Abril, 2023

    Mais de 27 mil mangais são plantados em Luanda

    25 de Abril, 2021
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    Governo prevê crescimento de 4,2% em 2026 enquanto agências internacionais apontam cenário mais moderado para economia angolana

    6 de Fevereiro, 2026

    PayPay eleita pela Unitel como melhor agente de serviços e produtos em 2025

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva

    6 de Fevereiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    Governo prevê crescimento de 4,2% em 2026 enquanto agências internacionais apontam cenário mais moderado para economia angolana

    6 de Fevereiro, 2026

    PayPay eleita pela Unitel como melhor agente de serviços e produtos em 2025

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.