O Colégio de Especialidade de Medicina Intensiva e a Sociedade Angola de Cuidados Intensivos realizaram, hoje, 03 de Dezembro, na Escola de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), na Samba, em Luanda, o primeiro Simpósio de Medicina Intensiva de Angola sob lema: “Cuidando do doente crítico”.
O evento procurou levar ao público presente, nomeadamente; Médicos, Estudantes de Saúde, Doctores, Fisioterapeutas, Enfermeiros e outros quadros do Ministério da Saúde, sobre como cuidar melhor os doentes em estado crítico, durante uma apresentação de melhores métodos eficazes de prevenção.
Segundo Esmael Tomás, organizador da actividade, o evento foi aberto à comunidade médica, intensivistas e não intensivistas. Disse também que o principal objectivo da actividade foi discutir vários temas dos doentes críticos em cuidados intensivos.
A doutora Lídia Dembi, médica intensivista que moderou a temática ligada as doenças infecciosas, falou, durante entrevista ao PLATINALINE, sobre os cuidados que as pessoas devem ter com a sua saúde.
“As doenças infecciosas, de uma forma geral, nós podemos evitar de várias formas como; vacinas, por exemplo. Quando falamos de crianças, devemos lavar as mãos com água e sabão, eu incentivo a todas as pessoas que devem tomar essa iniciativa, é uma ferramenta que reduz a infecção”, aconselhou.
Por: Livanos Domingos.