Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    Africell promove em Benguela exibição exclusiva do documentário “Lobito Bound” no Cinemax

    7 de Fevereiro, 2026

    Grupo H&S e Embaixada da China celebram Ano Novo Chinês 2026 com espectáculo acrobático em Luanda

    7 de Fevereiro, 2026

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»Vidas»Carreira»Primeira academia da Toyota inaugurada ontem em parceria com o Governo do Japão
    Carreira

    Primeira academia da Toyota inaugurada ontem em parceria com o Governo do Japão

    Platina LinePor Platina Line17 de Outubro, 2020Sem comentários5 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    A primeira Academia da Toyota de Angola foi inaugurada, ontem, em Luanda, pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e o Governo do Japão. Numa primeira fase, o acordol vai formar 20 formadores para promover a formação profissional e consequentemente criar postos de trabalho.
    A academia está localizada nas instalações do Centro de Formação e faz parte de um acordo entre o Governo de Angola e do Japão, que visa formar mecânicos, para manutenção e reparação de automóveis.

    A cooperação entre Angola e o Japão teve início em 2009 e já formou mais de 7.000 jovens. O acordo consistiu também no fornecimento de equipamentos, formação de formadores em áreas distintas, concretamente, na Metalomecânica, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

    Segundo o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, o Executivo assumiu como grande compromisso apostar na formação profissional, como meio de potenciar a economia, com quadros qualificados para darem resposta aos inúmeros desafios do país.

    Pedro Filipe afirmou que a intenção do Executivo é preparar quadros com qualidade, habilidades, criatividade, inovação e que a sua imaginação possa ser elemento central no processo de diversificação e dinamização da economia, fundamentalmente, com um perfil desejado pelas empresas.
    O secretário de Estado disse que a inauguração da academia constitui a concretização de um compromisso assumido há cerca de um ano, depois da assinatura do memorando de entendimento entre o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e a Toyota de Angola.

    Pedro Filipe considera que este compromisso constitui um motivo de satisfação e de realização para os objectivos do Ministério, tendo em conta a crise da pandemia da Covid-19, que fez muitas acções serem ajustadas.

    Acrescentou que o acordo é estratégico, porque reflecte a preocupação do Governo com a formação profissional. Onde admitiu que não se pode ter êxitos sustentáveis, se não haver estrutura de quadros com capacidade para fazer andar o desenvolvimento.

    O secretário de Estado garantiu que o MAPTSS tem estado centrado na capacitação profissional dos jovens, porque terá reflexos directos nos níveis da empregabilidade, no caso particular da Academia de Toyota, vai formar mecânicos e garantir mais postos de trabalho.
    Acrescentou, que embora os empregos não sejam absorvidos pelas empresas do mercado, mas com o auto-emprego, poderá ser uma das saídas, através do parque de automóvel de Angola que é maioritariamente composto por viaturas desta marca.
    “Esperamos que os nossos formandos possam corresponder as expectativas do mercado e estar a nível de exigência actual”, apelou.
    Pedro Filipe disse que a academia da Toyota não prevê a montagem de viaturas. O foco do MAPTSS é a formação profissional e emprego. Por isso, o protocolo acordou numa primeira fase a capacitação dos quadros, para estarem habilitados a dar formação em outros profissionais.
    Acrescentou que a formação dos primeiros formadores será de dois anos e um período de estágio de três meses no Brasil, com a intenção de não fazer uma acção paliativa, mas assegurar que os formadores tenham todas habilidades e instrumentos para replicar os projectos de forma a serem sustentáveis.
    Parceria com o MAPTSS
    O secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social enalteceu que a parceria triangular entre o INEFOP, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Brasil (SENAI) e a Toyota, é vital, porque visa disseminar acções de capacitação aos jovens com as melhores metodologias de ensino e aprendizagem.
    Realçou que com a assistência e disponibilização de equipamentos e meios da Toyota de Angola, será possível constituir uma bolsa de 20 formadores de mecânica automóvel reconhecidos, sendo que na primeira fase serão formados dez profissionais.
    Os formadores, disse, vão realizar estágios na Toyota e na rede de centros de formação profissional tutelados pelo MAPTSS, com uma parceria vantajosa, atendendo que a Toyota é considerada como uma das marcas automóveis mais utilizadas no mundo, e em Angola particularmente, o que remete a necessidade de se adoptar técnicos com as competências certas para melhorar a assistência automóvel.

    Plano de Desenvolvimento Nacional
    Pedro Filipe disse que no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), o Executivo orienta o Sistema Nacional de Formação Profissional (SNFP), no intuito de promover o reforço da capacidade, que passa por diferentes acções, dentre as quais, o reequipamento de forma gradual e progressiva das unidades formativas, em todo o país, construção e reabilitação dos centros de formação profissional.
    Acrescentou que o sistema consiste em assegurar acções que promovam a formação contínua dos formadores, na modernização do sistema de formação profissional, e desenvolvimento de soluções que tornem acessível a formação aos diferentes públicos.
    O sistema promove ainda estágios profissionais, quer no sistema de formação profissional, assim como no ensino superior, essencialmente, nos sectores ligados as áreas técnicas e engenharias.
    Pedro Filipe referiu que o sistema vai aumentar a disponibilidade de cursos e especialidades de acordo com as necessidades do mercado de trabalho, bem como promover acções que visam o reconhecimento e valorização das aprendizagens obtidas em contextos informais, ou seja desenvolver mecanismos para certificar os cidadãos que tenham aprendido sem ter passado por uma escola ou centro de formação profissional.
    O sistema vai intensificar os programas de auto emprego, por via da atribuição de kits e ferramentas aos jovens formados no Sistema Nacional de Formação Profissional.

    Primeira academia da Toyota
    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorAngola participa pela primeira vez no maior simpósio do sector de água da SADC e África Austral
    Próximo Artigo Ministro italiano sobre atitude de Ronaldo: ″Arrogante e desrespeitosa”
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    Claudeth Tchizungo prepara lançamento do videoclipe da música “Sem ti”

    14 de Setembro, 2022

    Dono da Zara fecha um dos maiores negócios imobiliários da era pandémica no Canadá

    14 de Janeiro, 2022

    Estudantes Angolanos aprovados para programa de intercâmbio nos Estados Unidos

    9 de Janeiro, 2022

    Beatriz Franck recebe 15 estagiários após abertura de candidaturas

    12 de Julho, 2021
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    Africell promove em Benguela exibição exclusiva do documentário “Lobito Bound” no Cinemax

    7 de Fevereiro, 2026

    Grupo H&S e Embaixada da China celebram Ano Novo Chinês 2026 com espectáculo acrobático em Luanda

    7 de Fevereiro, 2026

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    Africell promove em Benguela exibição exclusiva do documentário “Lobito Bound” no Cinemax

    7 de Fevereiro, 2026

    Grupo H&S e Embaixada da China celebram Ano Novo Chinês 2026 com espectáculo acrobático em Luanda

    7 de Fevereiro, 2026

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.