Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    ANGOLA : ASSUME VICE-PRESIDÊNCIA DA UNIÃODOS ESTUDANTES DE TODA ÁFRICA (ALL-AFRICA STUDENTS UNION-AASU)

    8 de Fevereiro, 2026

    Lisboa acolhe lançamento do livro “A Influência dos Desenhos Animados na Vida das Crianças”

    8 de Fevereiro, 2026

    UNITEL GO Challenge 2025 consagra startup 100 Destinos como vencedora da 10ª edição

    8 de Fevereiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»Vidas»Famosos»Tchossi Academic, a luta de Alda Manuel por uma educação de qualidade e pela auto-afirmação das mulheres angolanas
    Famosos

    Tchossi Academic, a luta de Alda Manuel por uma educação de qualidade e pela auto-afirmação das mulheres angolanas

    Platina LinePor Platina Line10 de Março, 2023Sem comentários5 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    A falta de material didáctico e de mentorias em engenharias e energias renováveis em Angola dificulta a evolução dos estudantes e a inserção no mercado de trabalho. Alda Manuel detectou a lacuna e actuou. No ano passado, a engenheira lançou a Tchossi Academic, plataforma educativa que reúne mais de 450 utilizadores em todo o mundo. Alda Manuel é uma das 10 angolanas de excepção que a Diageo e a Refriango homenagearam na semana passada no Gordon’s Pink Day.

    Por: Platinaline

    O entusiasmo de Alda Manuel quando fala do seu percurso como engenheira contagia. Aos 28 anos, é uma das angolanas mais destacadas na área da engenharia e das energias renováveis. Com um sorriso constante e palavras enérgicas, a fundadora da plataforma educativa Tchossi Academic assume que “é hora de acabar com o paradigma de que há profissões para homens e outras para mulheres”.

    Nasceu no Huambo, mas cresceu e viveu em Luanda. Desde sempre lhe “fez confusão” a imposição de que “as meninas brincam com bonecas e os meninos com carros”. “No nosso país reforçam esta mensagem uma e outra vez. Depois da boneca vêm as panelas e depois ainda a bebé da boneca. Direccionam-nos desde pequenas para um caminho de maternidade, de vida doméstica e esperam que escolhamos mais tarde uma profissão ‘menos braçal’ e ‘mais feminina’, o que quer que isso signifique”, comenta.

    Sempre olhou de lado para “esta mentalidade” e assumiu sem medo a sua “individualidade”, firme na certeza de que “o que conta é o sonho, o empenho e dedicação, e não os papéis de género que nos enclausuram”.

    Ainda jovem, decidiu então estudar Electrónica e Telecomunicações no antigo Instituto Médio Industrial de Luanda. “Durante a formação no Makarenko, tanto eu como os meus colegas ‘vimos fumo’! O problema não eram os professores, mas a falta de materiais académicos.” Sem saber, começava já a germinar a semente que daria origem à Tchossi Academic, a plataforma que lançou em 2022 e que reúne uma vasta bibliografia digital em engenharia e energias renováveis.

    Anos mais tarde, já como estudante de Engenharia Eléctrica e Electrónica em Newcastle, Reino Unido, percebeu o enorme fosso no acesso a recursos académicos que separava Angola de outros países. “Fui para Inglaterra como bolsista e quando regressei a Luanda quis criar algo que justificasse o investimento que o país fez em mim. Foi assim que surgiu a ideia de criar uma iniciativa como a Tchossi Academic”, conta.

    Acessível em www.tchossiacademic.com,  o projecto foi registado em 2020 na incubadora americana “Founder Institute” (nesse mesmo ano a plataforma ganhou o prémio Sinergy a nível do continente africano) e arrancou formalmente no segundo semestre do ano passado. Até hoje,  já formou 130 estudantes, organizou 10 sessões de mentoria e 5 workshops virtuais. O número de utilizadores cresce a olhos vistos, são já quase 500, com Angola à cabeça da lista. Seguem-se os Estados Unidos, Portugal, Moçambique, China, França e Holanda.

    Para além da vasta bibliografia, dos workshops, seminários, conferências e visitas de campo, a Tchossi Academic oferece mentorias para os estudantes de engenharias e energias renováveis. “Os nossos programas concentram-se em pôr em prática todo o conhecimento teórico-científico que os alunos adquirem nas universidades. No final destas formações, já conhecem a dinâmica das empresas do sector, estão preparados para começar a trabalhar”, assegura.

    Talento e compromisso

    O trabalho de Alda Manuel à frente da Tchossi Academic é “fruto de toda a experiência profissional, académica e associativa” que foi acumulando, e que se foca agora na área das energias renováveis. A par do projecto educativo, é Gestora de Projectos de Energias Renováveis numa empresa de engenharia angolana. É também membro da Associação Angolana de Energias Renováveis e co-fundadora da EcoAngola, organização que promove a sustentabilidade ambiental, onde é ainda coordenadora da campanha de, claro está, energias renováveis.

    O conhecimento técnico e activismo intenso da engenheira de sorriso franco e força de vontade de ferro despertou a atenção de múltiplas instituições a nível mundial. Em 2021, a CPLP e a Neoafrican Academy reconheceram-na como um dos 100 Jovens mais Influentes da Lusofonia. Foi também embaixadora de Angola no Next Einstein Forum. No ano passado, participou no programa Mandela Washington Fellowship, a convite do governo dos Estados Unidos. E em Janeiro deste ano representou Angola na 5ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Desenvolvidos.

    Há poucos dias, foi a vez de Angola reconhecer todo o esforço e dedicação de Alda Manuel. Foi a 3 de Março, durante o Gordon’s Pink Day, evento que a Diageo, a maior empresa de destilados do mundo, organiza há quatro anos no nosso país. Em conjunto com a Refriango, com a qual tem uma parceria para produção e distribuição de bebidas em Angola, a Diageo incluiu Alda Manuel na lista das dez mulheres angolanas extraordinárias que homenageou este ano.

    Surpreendida, mas “orgulhosa” pela distinção, a engenheira assume que “este reconhecimento transmite uma sensação fantástica de estar no caminho certo” e que “é importantíssimo para dar visibilidade ao Tchossi Academic”. “Na verdade”, sublinha, “sinto que esta homenagem é para todas as angolanas e reforça a minha determinação em influenciar as meninas e adolescentes para que sigam os seus sonhos e vocação”. “É preciso reafirmar que nós, mulheres, não devemos ceder a pressões sociais quando o que está em jogo é o nosso futuro, e muito menos auto-sabotar-nos. Não podemos limitar a nossa essência feminina em contextos maioritariamente masculinos, pensando que esse é o caminho para poder sobressair e ser aceite. Somos mulheres, não um produto moldável. A autoconsciência do que somos é o nosso grande poder.”

    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorAngola Fintech Summit proporciona experiência digital distintiva
    Próximo Artigo Família do Azagaia revela verdadeira causa da morte do artista
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

    23 de Janeiro, 2026

    Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

    22 de Janeiro, 2026

    Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

    12 de Janeiro, 2026

    Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

    9 de Janeiro, 2026
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    ANGOLA : ASSUME VICE-PRESIDÊNCIA DA UNIÃODOS ESTUDANTES DE TODA ÁFRICA (ALL-AFRICA STUDENTS UNION-AASU)

    8 de Fevereiro, 2026

    Lisboa acolhe lançamento do livro “A Influência dos Desenhos Animados na Vida das Crianças”

    8 de Fevereiro, 2026

    UNITEL GO Challenge 2025 consagra startup 100 Destinos como vencedora da 10ª edição

    8 de Fevereiro, 2026

    Elenco da Paz convida Profeta BM Samuel a participar na nova música “Por Favor Papa, aceita só”

    8 de Fevereiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    ANGOLA : ASSUME VICE-PRESIDÊNCIA DA UNIÃODOS ESTUDANTES DE TODA ÁFRICA (ALL-AFRICA STUDENTS UNION-AASU)

    8 de Fevereiro, 2026

    Lisboa acolhe lançamento do livro “A Influência dos Desenhos Animados na Vida das Crianças”

    8 de Fevereiro, 2026

    UNITEL GO Challenge 2025 consagra startup 100 Destinos como vencedora da 10ª edição

    8 de Fevereiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.